Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Porto Alegre, 11 de Dezembro de 2019. Aumenta a Fonte [ A + ]   [ A - ]  
 
11/10/2012

Saúde e obesidade

Entidades médicas defendem liberação de emagrecedores em audiência na Câmara dos Deputados


Entidades médicas defendem liberação de emagrecedores em audiência na Câmara dos Deputados


As entidades médicas criticaram a proibição da venda de alguns inibidores de apetite nesta terça-feira (9) em audiência pública na Câmara dos Deputados. O representante do Conselho Federal de Medicina (CFM), o nutrólogo Dimitri Gabriel Homar, é contra o ato que atingiu a comercialização de anorexígenos. Para ele, a medida retira a autonomia do médico de prescrever o tratamento correto. "Consideramos os remédios eficazes no controle de obesidade. A lista de medicação é necessária para que possamos oferecer uma medicina de qualidade aos pacientes”, disse.

Durante a audiência, o presidente da Comissão de Seguridade, deputado Mandetta (DEM-MS), anunciou que criará um grupo de trabalho para analisar os fatos que levaram a Anvisa a proibir, no fim do ano passado, a venda dos anorexígenos anfepramona, femproporex e manzindol. O CFM questiona na Justiça a medida adotada pela Agência.
O diretor-geral da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), Paulo Giorelli, afirmou que a incidência de obesos subiu de 2,4% para 4% após a proibição de uso dos anorexígenos. Esse número foi obtido em uma pesquisa realizada pela associação com base em questionários preenchidos por médicos de dezembro de 2011, quando o uso dos anorexígenos foi proibido, a setembro deste ano. A associação defende a liberação dos inibidores de apetite.
Em diversas oportunidades, as entidades manifestaram contrárias à proibição do uso dos remédios. Segundo o 1º secretário do CFM, Desiré Callegari, a proibição dos inibidores de apetite reduz as possibilidades de tratamento de pacientes obesos. “É preciso que a Anvisa se torne mais rigorosa a prescrição e a venda desse tipo de medicamento, mas não baní-los do mercado”, disse.

Institucional Câmaras Técnicas Comissões de Ética Conheça o CREMERS Contas Públicas Delegacias Diretoria Palavra do Presidente Vídeo Institucional História Cremers

Serviços Área do Médico Busca Empresas Busca Médicos Ativos CBHPM Concurso Emissão de Boleto Empregos Eventos Inscrição de Empresas Licitações Pareceres e Resoluções Perguntas Freqüentes Pessoa Jurídica Propaganda Médica Registro de Especialidade Médica

 

 

Imprensa Artigos Assessoria Informativo Cremers Notícias Twitter

Publicações Apresentações para Download Biblioteca Código PEP Regimento Interno dos Corpos Clínicos

 

Contato Fale com o CREMERS Fale com o Presidente Ouvidoria

 

 

 

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul - Copyright 2019 ©
Av. Princesa Isabel, 921 - Bairro Santana
Porto Alegre - RS - CEP: 90620-001
Telefone: (51) 3300-5400 e 3219-7544
Fax: (51) 3217-1968
E-mail: cremers@cremers.org.br
Horário de Atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira
Das 09h00min às 18h00min