Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Porto Alegre, 09 de Dezembro de 2019. Aumenta a Fonte [ A + ]   [ A - ]  
 
17/10/2012

Planos de Saúde

Paralisação atinge objetivos no Estado


Aproximadamente 80% dos médicos credenciados aos planos de saúde que vinham evitando negociar reajustes aderiram à paralisação proposta pela Comissão Estadual de Honorários Médicos (CEHM-RS) e homologada em assembleia pelos médicos.
O balanço do movimento, que integra a mobilização nacional contra os planos de saúde que não valorizam o trabalho médico, foi divulgado no dia 17 pela Comissão, formada por Cremers, Simers e Amrigs. O diretor Iseu Milman representou o Cremers na reunião.
O resultado é uma estimativa dos levantamentos feitos pelas três entidades com médicos consultados no Estado entre os dias 15 e 17. A suspensão de consultas e procedimentos eletivos atingiu as operadoras SulAmérica, Geap, Saúde Caixa, Cabergs, DoctorClin e Centro Clínico Gaúcho.
De acordo com a CEHM-Rs, a iniciativa atingiu seus objetivos. A população ficou sabendo quais os planos que não valorizam os médicos e não respeitam a autonomia do profissional, o que resultado em prejuízo ao usuário do serviço. Além disso, três operadoras que foram alvo da mobilização já se mostram mais dispostas a negociar. São elas: Doctor Clin, SulAmérica e Centro Clínico Gaúcho.
O presidente da Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge-RS), Francisco Antônio Santa Helena, também se reuniu com a comissão. No dia 17, último dia do movimento no Estado, a CEHM-RS se reuniu com a representação da Geap.
As principais reivindicações da classe médica: adoção pelas operadoras da última edição da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM) plena para consultas e procedimentos (que é a referência da categoria e formulada pelo setor); consulta no valor de R$ 80,00; a não intervenção das operadoras no trabalho médico, preservando sua autonomia; e a contratualização com reajustes anuais.

Assembleia médica
A decisão pela paralisação de 15 a 17 de outubro foi tomada em assembleia realizada no dia 1º de outubro, no Simers. Na ocasião, os médicos deram "cartão vermelho" às empresas que não valorizam minimamente os profissionais. Pesquisa com mais de mil médicos apontou que quase 50% defendem descredenciamento das empresas que pagam mal e não se mostram interessadas em estabelecer um novo patamar de remuneração.
“Basta aos Abusos dos Planos de Saúde. Médicos exigem assistência de qualidade para os pacientes e valorização da Medicina” é o slogan do movimento. Dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que regula o setor e nada tem feito sobre a política de remuneração das operadoras, apontam que a receita das empresas cresceu 191% desde 2003. A população de usuários é de quase 48 milhões de pessoas. No RS, são cerca de 5 milhões dependentes de operadoras privadas. No RS, cerca de 16 mil dos 25 mil médicos em atividade estão ligados às operadoras.
O Cremers esteve representado na assembleia pelo presidente Rogério Wolf de Aguiar e pelos diretores Isaias Levy e Iseu Milman. Representando o Simers, estiveram presentes o presidente Paulo de Argollo Mendes e o diretor Jorge Eltz, e a Amrigs foi representada pelo presidente Dirceu Rodrigues e pelo diretor Jorge Utaliz.

Institucional Câmaras Técnicas Comissões de Ética Conheça o CREMERS Contas Públicas Delegacias Diretoria Palavra do Presidente Vídeo Institucional História Cremers

Serviços Área do Médico Busca Empresas Busca Médicos Ativos CBHPM Concurso Emissão de Boleto Empregos Eventos Inscrição de Empresas Licitações Pareceres e Resoluções Perguntas Freqüentes Pessoa Jurídica Propaganda Médica Registro de Especialidade Médica

 

 

Imprensa Artigos Assessoria Informativo Cremers Notícias Twitter

Publicações Apresentações para Download Biblioteca Código PEP Regimento Interno dos Corpos Clínicos

 

Contato Fale com o CREMERS Fale com o Presidente Ouvidoria

 

 

 

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul - Copyright 2019 ©
Av. Princesa Isabel, 921 - Bairro Santana
Porto Alegre - RS - CEP: 90620-001
Telefone: (51) 3300-5400 e 3219-7544
Fax: (51) 3217-1968
E-mail: cremers@cremers.org.br
Horário de Atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira
Das 09h00min às 18h00min