Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Porto Alegre, 25 de Fevereiro de 2020. Aumenta a Fonte [ A + ]   [ A - ]  
 
03/05/2013

IPE-Saúde

Instituto posterga decisões na retomada de diálogo com Grupo Paritário


Uma reunião realizada nesta segunda-feira, 29, marcou a retomada do diálogo entre IPE-Saúde e Grupo Paritário das entidades médico-hospitalares após seis meses de encontros suspensos por decisão do órgão estadual. Representando o IPE participaram o presidente Valter Morigi; o chefe de gabinete da presidência, César Bento; o Diretor Médico do IPE, Antônio de Pádua; e o contador Paulo Leal; além de representantes do Conselho Deliberativo. Entre os integrantes do Grupo Paritário, o segundo secretário do Cremers, Isaias Levy; o diretor executivo da Fehosul, Flávio Borges; o presidente da Federação das Santas Casas, Júlio Mattos; o diretor da Santa Casa de Porto Alegre, Roberto Blentz; o diretor do Simers, Jorge Eltz; a supervisora do Núcleo de Defesa Profissional da Amrigs, Maria da Graça Gonzalez Schneider; a dirigente do Hospital Ana Nery, de Santa Cruz do Sul, Sandra Weiler; e o diretor da Ahrgs, Alcides Pozzobon.
As entidades do Grupo Paritário esperavam receber do IPE um cronograma com as ações pendentes entre os prestadores de serviços, os médicos e a instituição estadual e os prazos para solucioná-las. No entanto, em documento entregue à Fehosul no último dia 22, o Instituto solicitou mais prazo para estudar as ações, alegando limitações legais e falta de pessoal. Diante disso, uma assembleia dos médicos do IPE foi convocada para o dia 7 de maio para tratar das glosas 2005-2009.
A implantação da CBHPM foi um dos assuntos mais polêmicos na reunião, pois abrange tanto os prestadores de serviços, quanto os médicos. Segundo o documento entregue à Fehosul, o IPE ainda fará estudos por mais 90 dias para analisar o tema. Após a conclusão dos estudos, será necessário apresentar o resultado para aprovação da PGE, CAGE, Secretaria Estadual da Fazenda e Conselho Deliberativo. O segundo secretário do Cremers, Isaias Levy, indignou-se com a justificativa do IPE para a implantação da tabela. “A CBHPM está sendo lenta e arrastada. O ‘DE-PARA’ foi pago pelas entidades médicas e nada foi aproveitado. Há grande insatisfação dos médicos credenciados ao IPE por conta disso”, sentenciou. O presidente da Federação das Santas Casas, Júlio Mattos, ponderou: “a assistência está perdendo para a burocracia. Prestamos serviços com segurança assistencial e qualidade e quando vamos para o ressarcimento, nos deparamos com a burocracia”.
A próxima reunião do Grupo Paritário será dentro de 20 dias. A pauta do encontro será o orçamento do IPE, que oferece a pior remuneração entre os planos de saúde no estado. Até lá, os integrantes dos prestadores de serviços e dos médicos deverão se reunir para planejar as próximas estratégias que deverão ser em conjunto.

Fonte: Fehosul

Institucional Câmaras Técnicas Comissões de Ética Conheça o CREMERS Contas Públicas Delegacias Diretoria Palavra do Presidente Vídeo Institucional História Cremers

Serviços Área do Médico Busca Empresas Busca Médicos Ativos CBHPM Concurso Emissão de Boleto Empregos Eventos Inscrição de Empresas Licitações Pareceres e Resoluções Perguntas Freqüentes Pessoa Jurídica Propaganda Médica Registro de Especialidade Médica

 

 

Imprensa Artigos Assessoria Informativo Cremers Notícias Twitter

Publicações Apresentações para Download Biblioteca Código PEP Regimento Interno dos Corpos Clínicos

 

Contato Fale com o CREMERS Fale com o Presidente Ouvidoria

 

 

 

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul - Copyright 2020 ©
Av. Princesa Isabel, 921 - Bairro Santana
Porto Alegre - RS - CEP: 90620-001
Telefone: (51) 3300-5400 e 3219-7544
Fax: (51) 3217-1968
E-mail: cremers@cremers.org.br
Horário de Atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira
Das 09h00min às 18h00min