Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Porto Alegre, 13 de Novembro de 2019. Aumenta a Fonte [ A + ]   [ A - ]  
 
15/07/2013

Revalida

Revalida será aplicado no dia 25 de agosto para brasileiros


Estudantes brasileiros que cursam o sexto ano de medicina farão como pré-teste a prova do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira, o Revalida, no dia 25 de agosto. A data está definida no edital com os detalhes sobre a aplicação teste a estudantes brasileiros publicado na edição desta segunda-feira (15) do Diário Oficial da União. A prova será aplicada a uma parcela de estudantes das instituições que aderiram ao processo de forma espontânea.

Normalmente, a prova é feita por médicos com diploma estrangeiro para que possam atuar no Brasil. No caso do pré-teste, será aplicado aos estudantes brasileiros com a intenção de avaliar se o Revalida está dentro das diretrizes curriculares do Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os dados sobre o desempenho dos estudantes e das instituições de ensino superior não serão divulgados e terão a finalidade de utilização apenas internamente, pelo Inep e a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação. O estudante participante poderá solicitar sua avaliação individual, a partir de 29 de setembro de 2013, pela internet.

Segundo o Inep, a amostra de participantes brasileiros envolve 3.745 concluintes de medicina de 32 cursos, representando todas as regiões do País. Desse total, 17 cursos são de instituições de ensino superiores privadas e 15 públicas. No entanto, o nome das instituições ainda não foi divulgado.

O exame terá uma única etapa com a realização de duas provas, uma objetiva, aplicada pela manhã, e a outra discursiva, pela tarde. As informações sobre a aplicação do exame serão divulgadas no endereço eletrônico http://seirdm.inep.gov.br. As inscrições serão gratuitas e realizadas exclusivamente no website entre os dias 15 a 25 de julho. Os coordenadores dos cursos de graduação serão responsáveis pela pré-inscrição dos estudantes habilitados a participar do exame. Caberá ao estudante confirmá-la.

Para o Conselho Federal de Medicina (CFM), não há necessidade de reavaliar o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira. "O Revalida foi exaustivamente estudado e não é rigoroso. É minimamente necessário para avaliar a condição do exercício da medicina por um aluno que sai da escola", avaliou o vice-presidente do CFM, Carlos Vital.

Também está publicado na edição de hoje do Diário Oficial o edital do Revalida para os médicos com diploma estrangeiro que querem atuar no Brasil. As provas também ocorrem no dia 25 de agosto e as inscrições estão abertas de 5 a 30 de julho, mediante pagamento de taxa de inscrição.

Fonte: Agência Brasil

Institucional Câmaras Técnicas Comissões de Ética Conheça o CREMERS Contas Públicas Delegacias Diretoria Palavra do Presidente Vídeo Institucional História Cremers

Serviços Área do Médico Busca Empresas Busca Médicos Ativos CBHPM Concurso Emissão de Boleto Empregos Eventos Inscrição de Empresas Licitações Pareceres e Resoluções Perguntas Freqüentes Pessoa Jurídica Propaganda Médica Registro de Especialidade Médica

 

 

Imprensa Artigos Assessoria Informativo Cremers Notícias Twitter

Publicações Apresentações para Download Biblioteca Código PEP Regimento Interno dos Corpos Clínicos

 

Contato Fale com o CREMERS Fale com o Presidente Ouvidoria

 

 

 

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul - Copyright 2019 ©
Av. Princesa Isabel, 921 - Bairro Santana
Porto Alegre - RS - CEP: 90620-001
Telefone: (51) 3300-5400 e 3219-7544
Fax: (51) 3217-1968
E-mail: cremers@cremers.org.br
Horário de Atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira
Das 08h40min às 18h00min