Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Porto Alegre, 11 de Dezembro de 2019. Aumenta a Fonte [ A + ]   [ A - ]  
 
11/09/2009

Ulbra

MEC reavalia curso de medicina da instituição


No dia 10 de setembro, uma comissão do Ministério da Educação e Cultura (MEC) reuniu-se com a reitoria e representantes da Ulbra para avaliar a situação do curso de medicina da instituição. Composta pelo ex-presidente da AMB Antônio Celso Nunes Nassif, pelo conselheiro do Cremers Isaias Levy e pelo médico fiscal Mário Henrique Osanai, também do Cremers, a comissão discutiu com o reitor Marcos Ziemer pontos do Termo de Saneamento de Deficiências (TSD), acordado em reunião anterior. “Ao assumir a reitoria, encontramos um grande problema, que foi a perda de foco da universidade ao longo do tempo. Quando o Hospital Universitário fechou, a situação se agravou, mas desde então viemos buscando soluções para reabri-lo. O maior interesse desta gestão é cumprir o que manda a legislação”, afirmou o reitor.
Nassif ressaltou que já é possível observar grandes mudanças diretivas na instituição. “Ainda há muito o que fazer, mas estou satisfeito com o que foi melhorado até o momento. Tenho certeza de que, em muito breve, os alunos terão seu hospital de volta, podendo trabalhar e estudar carregando a imagem de ‘Aluno Ulbra’”.
Em visita anterior, no ano passado, a comissão do MEC havia determinado a redução do número de vagas no curso de medicina para 65 em cada semestre. Por iniciativa própria, a universidade as reduziu para 50. Nassif frisou que informará este fato no relatório que enviará à comissão do Ministério, sugerindo que este número seja mantido, mas sem descartar a possibilidade de reduzi-lo para 40 vagas. O médico recebeu grande quantidade de documentos comprobatórios das medidas adotadas pela universidade para auxiliar na elaboração do relatório. Por fim, a comissão ouviu a opinião dos alunos que, unanimemente, afirmaram estar esperançosos com as mudanças em curso, embora a situação ainda continue difícil.
Estiveram presentes o vice-reitor Valter Kuchenbecker; o diretor dos cursos da área de Saúde e Bem-Estar Social, Daniel de Brum; o coordenador do curso de medicina, Cláudio Zetler; o coordenador adjunto do curso de medicina, Airton Schneider; o pró-reitor de graduação, Ricardo Prates Macedo; o pró-reitor adjunto de graduação, Pedro Antonio Hernandez; a diretora do Hospital Universitário, Eleonora Walcher; a assessora de assuntos relativos à monitoria em medicina, Carmen Nudelman; e o presidente e secretário do centro acadêmico, Cléber Santos Jr. e Ramiro Saraiva.

Institucional Câmaras Técnicas Comissões de Ética Conheça o CREMERS Contas Públicas Delegacias Diretoria Palavra do Presidente Vídeo Institucional História Cremers

Serviços Área do Médico Busca Empresas Busca Médicos Ativos CBHPM Concurso Emissão de Boleto Empregos Eventos Inscrição de Empresas Licitações Pareceres e Resoluções Perguntas Freqüentes Pessoa Jurídica Propaganda Médica Registro de Especialidade Médica

 

 

Imprensa Artigos Assessoria Informativo Cremers Notícias Twitter

Publicações Apresentações para Download Biblioteca Código PEP Regimento Interno dos Corpos Clínicos

 

Contato Fale com o CREMERS Fale com o Presidente Ouvidoria

 

 

 

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul - Copyright 2019 ©
Av. Princesa Isabel, 921 - Bairro Santana
Porto Alegre - RS - CEP: 90620-001
Telefone: (51) 3300-5400 e 3219-7544
Fax: (51) 3217-1968
E-mail: cremers@cremers.org.br
Horário de Atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira
Das 09h00min às 18h00min