Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Porto Alegre, 27 de Junho de 2019. Aumenta a Fonte [ A + ]   [ A - ]  
 
05/02/2014

Mais Médicos

Cubana que desistiu do programa pede visto aos EUA


A médica cubana Ramona Matos Rodriguez, de 51 anos, que deixou o programa Mais Médicos e se refugiou no Congresso Nacional, pediu um visto aos Estados Unidos. Ramona é clínica-geral e saiu do programa ao descobrir que profissionais chamados de outros países recebiam um salário maior e que havia sido enganada pelo governo cubano.

A intenção de Ramona é conseguir um visto para os Estados Unidos, assim como fizeram os médicos cubanos que trabalharam na Venezuela, também por meio de acordo com Cuba. Ela foi orientada por parlamentares da oposição a não revelar detalhes do contato com a embaixada norte-americana. A embaixada dos Estados Unidos - que não negou nem confirmou o pedido de visto - foi o primeiro destino da cubana ao chegar a Brasília, no sábado, após deixar Pacajá, no Pará.

A cubana teve ajuda de amigos para sair de Pacajá e disse que em Cuba não tinha internet, mas que aqui tem muita informação: “Fiquei sabendo que fomos enganados. Fizeram um contrato para nós prometendo um dinheiro, mas quando vim para cá foi que me deu conta que não era assim”.

Ramona mostrou um contrato com a Sociedade Mercantil Cubana Comercializadora de Serviços Médicos Cubanos, indicando que não houve acerto entre o Ministério da Saúde e a Opas (Organização Pan-Americana de Saúde), conforme o governo brasileiro informou. Ela alega também ter sido enganada sobre a possibilidade de trazer seus familiares ao país.

Apesar de ter procurado a embaixada americana, a médica afirmou estar esperançosa para obter o asilo e poder continuar trabalhando como médica no Brasil e disse que faria o Revalida para poder atuar legalmente, mas fora do programa Mais Médicos.

Fonte: Folha de SP

Institucional Câmaras Técnicas Comissões de Ética Conheça o CREMERS Contas Públicas Delegacias Diretoria Palavra do Presidente Vídeo Institucional História Cremers

Serviços Área do Médico Busca Empresas Busca Médicos Ativos CBHPM Concurso Emissão de Boleto Empregos Eventos Inscrição de Empresas Licitações Pareceres e Resoluções Perguntas Freqüentes Pessoa Jurídica Propaganda Médica Registro de Especialidade Médica

 

 

Imprensa Artigos Assessoria Informativo Cremers Notícias Twitter

Publicações Apresentações para Download Biblioteca Código PEP Regimento Interno dos Corpos Clínicos

 

Contato Fale com o CREMERS Fale com o Presidente Ouvidoria

 

 

 

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul - Copyright 2019 ©
Av. Princesa Isabel, 921 - Bairro Santana
Porto Alegre - RS - CEP: 90620-001
Telefone: (51) 3219-7544
Fax: (51) 3217-1968
E-mail: cremers@cremers.org.br
Horário de Atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira
Das 08h40min às 18h00min