Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Porto Alegre, 27 de Junho de 2019. Aumenta a Fonte [ A + ]   [ A - ]  
 
28/03/2014

Vacinação contra Gripe

Governo acata solicitação do Cremers e inclui crianças até 5 anos na campanha


A campanha nacional de vacinação contra a gripe de 2014, que se inicia no dia 22 de abril, foi ampliada para atender crianças de dois a cinco anos incompletos (quatro anos, 11 meses e 29 dias). Até o ano passado, a vacina era aplicada apenas em crianças entre seis meses e dois anos.

Segundo o Ministério da Saúde, o público-alvo da campanha é de 49,6 milhões de pessoas e a meta é vacinar 80% desta população, considerada de risco para complicações por gripe. Além das crianças de seis meses a menores de cinco anos, integram este grupo pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. As pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Para esse grupo não há meta específica de vacinação.

— Hoje pela manhã chegou a informação oriunda do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde acatando as solicitações dos Estados da Região Sul e Cremers (Conselho Regional de Medicina do RS) de ampliação da vacinação para crianças até cinco anos incompletos — informou Marilina Bercini, chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde da secretaria.

As secretarias da saúde dos três Estados do Sul solicitam a inclusão do grupo na campanha nacional desde 2012. Marilina explica que é importante que esta faixa etária seja vacinada porque, nessa idade, pré-escolar as crianças são suscetíveis ao vírus e podem vir a transmitir da creche para as famílias, e vice-e-versa.

Com a inclusão do grupo, 501 mil crianças gaúchas com idades entre dois e cinco anos poderão receber a vacina gratuitamente no Estado. No ano passado, uma criança desta faixa-etária morreu em função do vírus Influenza. A vítima tinha uma doença respiratória crônica. No total, foram registradas 73 mortes em 561 casos de gripe.

Para o Cremers, que também reivindica a ampliação desde 2012, este o grupo deve receber a vacina em caráter obrigatório pois funciona como um verdadeiro repositório do vírus:

— Câmaras técnicas do Cremers, compostas por médicos especialistas em infecção, acham que este grupo deve ser vacinado por dois motivos: crianças nesta faixa etária são mais suscetíveis a apresentar a gripe e por funcionarem como verdadeiros veículos de transmissão — afirma Fernando Weber Matos, presidente da entidade.

Todos os grupos do público-alvo (veja quadro) serão mantidos na campanha de 2014. No Rio Grande do Sul, 2,8 milhões de pessoas receberam a imunização em 2013.

O PÚBLICO-ALVO
Veja quem poderá receber gratuitamente a vacina contra a gripe, que protege contra três subtipos do vírus (H1N1, H3N2 e Influenza B).

— Crianças de seis meses a cinco anos incompletos (quatro anos, 11 meses e 29 dias)
— Idosos (a partir de 60 anos)
— Gestantes
— Puérperas (mulheres que deram à luz em até 45 dias)
— Indígenas aldeados
— Profissionais de saúde
— Doentes crônicos sob recomendação médica

CUIDADOS SIMPLES PODEM EVITAR A CONTAMINAÇÃO

— Higienize as mãos com água e sabonete ou álcool em gel antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz, e após tossir, espirrar ou usar o banheiro.
— Mantenha os ambientes ventilados.
— Evite tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies.
— Proteja com lenços (preferencialmente descartáveis) a boca e nariz ao tossir ou espirrar, para evitar disseminação de gotículas das secreções. Se não tiver lenços, proteja o rosto junto à dobra do cotovelo ao tossir ou espirrar.
— Pessoas gripadas devem evitar o contato com outras pessoas suscetíveis.
— Se estiver gripado, evite aglomerações e ambientes fechados.
— Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
— Pessoas com suspeita ou confirmação de gripe devem ficar em repouso, ter uma alimentação balanceada e aumentar a ingestão de líquidos.

Fonte: Zero Hora / Portal da Saúde

Institucional Câmaras Técnicas Comissões de Ética Conheça o CREMERS Contas Públicas Delegacias Diretoria Palavra do Presidente Vídeo Institucional História Cremers

Serviços Área do Médico Busca Empresas Busca Médicos Ativos CBHPM Concurso Emissão de Boleto Empregos Eventos Inscrição de Empresas Licitações Pareceres e Resoluções Perguntas Freqüentes Pessoa Jurídica Propaganda Médica Registro de Especialidade Médica

 

 

Imprensa Artigos Assessoria Informativo Cremers Notícias Twitter

Publicações Apresentações para Download Biblioteca Código PEP Regimento Interno dos Corpos Clínicos

 

Contato Fale com o CREMERS Fale com o Presidente Ouvidoria

 

 

 

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul - Copyright 2019 ©
Av. Princesa Isabel, 921 - Bairro Santana
Porto Alegre - RS - CEP: 90620-001
Telefone: (51) 3219-7544
Fax: (51) 3217-1968
E-mail: cremers@cremers.org.br
Horário de Atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira
Das 08h40min às 18h00min