Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Porto Alegre, 19 de Junho de 2019. Aumenta a Fonte [ A + ]   [ A - ]  
 
20/08/2014

Hepatites Virais

Curso gratuito em Porto Alegre acontece nesta quinta-feira


Na próxima quinta-feira, 21 de agosto, o Weinmann Laboratório promoverá o curso gratuito sobre hepatites virais para os médicos da região de Porto Alegre (RS). O infectologista do Fleury Medicina e Saúde e livre docente da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Celso Granato, falará sobre “Marcadores das Hepatites Virais: Como Solicitar?” no Sheraton Hotel, das 19h30 às 21h30.

A hepatite é uma inflamação no fígado, órgão que tem múltiplas funções, entre as quais a produção das principais proteínas do organismo e a neutralização de substâncias tóxicas absorvidas pelo intestino. “Embora essa inflamação possa ser decorrente de diversos fatores, as causas mais comuns são mesmo as virais, sobretudo as provocadas pelos vírus A, B e C, que atingem milhões de pessoas em todo o mundo”, explica Granato.

De acordo com o infectologista, a hepatite A, na maioria das vezes, não deixa sequelas graves. Já na hepatite B e, principalmente, na hepatite C, a doença pode se tornar crônica. Granato explica que o vírus pode permanecer no organismo da pessoa infectada durante muitos anos. Nessa situação, a pessoa continua com o fígado inflamado, demandando cuidados especiais para evitar a evolução do quadro para cirrose ou câncer hepático, em longo prazo. “Quem já teve casos na família tem mais chances de desenvolver a doença”, completa.

Durante o evento, o palestrante ainda falará sobre os testes para diagnosticar as hepatites. Segundo Granato, é imprescindível a realização de exames laboratoriais para pesquisar, no sangue do doente, a presença de antígenos e anticorpos contra os diferentes vírus que causam a inflamação no fígado, assim como de marcadores sugestivos de inflamação autoimune. “Essa informação é fundamental para orientar o tratamento”, explica Granato.

Os médicos interessados em participar podem se inscrever pelo telefone 0800 777 5960, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas. Ou enviar um e-mail com os dados cadastrais e o nome do evento para educacao@grupofleury.com.br. As vagas são limitadas.

PROGRAMAÇÃO

19h30 - Abertura

20h00 - Marcadores das hepatites virais: Como solicitar? - Celso Granato, médico assessor para infectologia do Fleury Medicina e Saúde e livre docente da disciplina de infectologia da Unifesp

21h00 - Discussão

21h30 - Coquetel e encerramento



SERVIÇO

Ciclo do conhecimento - ‘Marcadores das hepatites virais: Como solicitar’

Data: 21 de agosto (quinta-feira)

Hora: das 19h30 às 21h30

Local: Sheraton Hotel, Rua Olavo Barreto Viana, 18, Moinhos de Vento, Porto Alegre (RS)

Inscrições gratuitas: 0800 777 5960

Mais informações: educacao@grupofleury.com.br

Institucional Câmaras Técnicas Comissões de Ética Conheça o CREMERS Contas Públicas Delegacias Diretoria Palavra do Presidente Vídeo Institucional História Cremers

Serviços Área do Médico Busca Empresas Busca Médicos Ativos CBHPM Concurso Emissão de Boleto Empregos Eventos Inscrição de Empresas Licitações Pareceres e Resoluções Perguntas Freqüentes Pessoa Jurídica Propaganda Médica Registro de Especialidade Médica

 

 

Imprensa Artigos Assessoria Informativo Cremers Notícias Twitter

Publicações Apresentações para Download Biblioteca Código PEP Regimento Interno dos Corpos Clínicos

 

Contato Fale com o CREMERS Fale com o Presidente Ouvidoria

 

 

 

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul - Copyright 2019 ©
Av. Princesa Isabel, 921 - Bairro Santana
Porto Alegre - RS - CEP: 90620-001
Telefone: (51) 3219-7544
Fax: (51) 3217-1968
E-mail: cremers@cremers.org.br
Horário de Atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira
Das 08h40min às 18h00min