Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Porto Alegre, 18 de Setembro de 2019. Aumenta a Fonte [ A + ]   [ A - ]  
 
05/09/2014

Cursos de Medicina

Cremers questiona qualidade de ensino dos novos cursos no RS


A decisão do Ministério da Educação (MEC) de liberar a criação de quatro novos cursos de Medicina no interior do Estado — em Erechim, Ijuí, Novo Hamburgo e São Leopoldo — foi alvo de críticas pelo Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers). De acordo com o presidente da instituição, Fernando Matos, o esforço não deveria ser direcionado à inauguração de novas graduações, mas sim à melhoria das que já existem.

A iniciativa faz parte da estratégia do programa Mais Médicos, que prevê ampliação do número de profissionais formados no interior do país. Além dos quatro municípios gaúchos, outros 35, em mais dez estados brasileiros, foram selecionados — todos eles com população superior a 70 mil habitantes e sem a oferta da graduação na região. No total, duas mil vagas serão criadas.

Matos está aflito frente à possibilidade de que as novas faculdades, ao engatinhar no método de ensino, comprometam o que ele chama de “produto final”: o bom médico:

- Temos faculdades suficientes. É dinheiro jogado fora. Em vez de apostar no incerto, deveriam investir nas que já existem, melhorando a infraestrutura e aumentando o número de vagas.

Uma das principais preocupações do Cremers é em relação ao hospital-escola:

— No interior, os hospitais não têm capacidade nem para atender direito, o que dirá ensinar — critica Matos.

Uma chamada pública prevista ainda para este mês vai convocar instituições privadas de Ensino Superior a apresentar propostas para a implantação dos cursos. As mais cotadas pelos municípios são a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI, em Erechim), a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí, em Ijuí), a Universidade Feevale (em Novo Hamburgo) e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos, em São Lepoldo). As universidades escolhidas — o resultado final deve ser divulgado em dezembro pelo MEC — também assumem a responsabilidade de investir na rede de saúde.


Com informações do jornal Zero Hora

Institucional Câmaras Técnicas Comissões de Ética Conheça o CREMERS Contas Públicas Delegacias Diretoria Palavra do Presidente Vídeo Institucional História Cremers

Serviços Área do Médico Busca Empresas Busca Médicos Ativos CBHPM Concurso Emissão de Boleto Empregos Eventos Inscrição de Empresas Licitações Pareceres e Resoluções Perguntas Freqüentes Pessoa Jurídica Propaganda Médica Registro de Especialidade Médica

 

 

Imprensa Artigos Assessoria Informativo Cremers Notícias Twitter

Publicações Apresentações para Download Biblioteca Código PEP Regimento Interno dos Corpos Clínicos

 

Contato Fale com o CREMERS Fale com o Presidente Ouvidoria

 

 

 

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul - Copyright 2019 ©
Av. Princesa Isabel, 921 - Bairro Santana
Porto Alegre - RS - CEP: 90620-001
Telefone: (51) 3300-5400 e 3219-7544
Fax: (51) 3217-1968
E-mail: cremers@cremers.org.br
Horário de Atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira
Das 08h40min às 18h00min