Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Porto Alegre, 18 de Junho de 2019. Aumenta a Fonte [ A + ]   [ A - ]  
 
11/09/2014

Hospital Presidente Vargas

Corte de leitos prejudica a população e os médicos residentes


O Cremers recebeu, via correio eletrônico, um alerta para a situação de fechamento da emergência do Hospital Presidente Vargas. Referência em atendimento infantil, o local deixará de atender cerca de 2000 crianças por mês. O setor emergencial fechado para o público prejudica não só a população, como também o aprendizado dos residentes de pediatria.

O hospital teve o seu atendimento restrito em agosto, justificado com a falta de técnicos de enfermagem. O número de leitos de enfermaria pediátrica foi reduzido em 75%, passando de 60 para 15. Os leitos de UTI pediátrica também sofreram alteração: de dez leitos, restaram apenas quatro - que são exclusivos para a Central de Leitos - para atender a demanda da população. O socorro se restringe a casos como profilaxia da raiva, acidentes com material biológico e vítimas de abuso sexual.

O setor possui uma média de atendimento de 60 a 70 pacientes por dia. A maioria está sendo orientada a buscar ajuda em outros hospitais. A opinião dos profissionais, de acordo com o relato do e-mail, é de que “não parece sensato negar à população um atendimento de qualidade e com muito menor tempo de espera”, visto que o local possui instalações em condições e uma equipe médica pronta para prestar o serviço.

A medida atual também faz com que os residentes deixem de aprender e praticar os preceitos médicos e requisitos da especialidade de Pediatria. Para o presidente do Cremers, Fernando Matos, os setores inoperantes neste hospital apenas reforçam que os investimentos na saúde não têm sido prioridade. “Num momento em que os gestores afirmam que a saúde é prioridade, é com sentimento de tristeza e revolta que vemos o fechamento de leitos no Presidente Vargas. Isso prejudica o atendimento da população e a formação dos médicos residentes no local.”, concluiu.

Institucional Câmaras Técnicas Comissões de Ética Conheça o CREMERS Contas Públicas Delegacias Diretoria Palavra do Presidente Vídeo Institucional História Cremers

Serviços Área do Médico Busca Empresas Busca Médicos Ativos CBHPM Concurso Emissão de Boleto Empregos Eventos Inscrição de Empresas Licitações Pareceres e Resoluções Perguntas Freqüentes Pessoa Jurídica Propaganda Médica Registro de Especialidade Médica

 

 

Imprensa Artigos Assessoria Informativo Cremers Notícias Twitter

Publicações Apresentações para Download Biblioteca Código PEP Regimento Interno dos Corpos Clínicos

 

Contato Fale com o CREMERS Fale com o Presidente Ouvidoria

 

 

 

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul - Copyright 2019 ©
Av. Princesa Isabel, 921 - Bairro Santana
Porto Alegre - RS - CEP: 90620-001
Telefone: (51) 3219-7544
Fax: (51) 3217-1968
E-mail: cremers@cremers.org.br
Horário de Atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira
Das 08h40min às 18h00min