Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Porto Alegre, 19 de Junho de 2019. Aumenta a Fonte [ A + ]   [ A - ]  
 
17/09/2014

Resoluções do CFM

Presidente do Cremers conclama a sociedade a fiscalizar os serviços de saúde


Em entrevista à Rádio Gaúcha, o presidente do Conselho Regional de Medicina do RS, Fernando Matos, falou sobre as resoluções 2.077 e 2.079 do CFM, que normatizam o trabalho dos médicos em urgência e emergência de prontos-socorros em hospitais e de unidades de Pronto-Atendimento (UPAs). As novas regras também estabelecem fluxos, limites, obrigações e responsabilidades de médicos que trabalham em urgência e emergência.

O presidente destacou que a resolução tem pontos positivos, mas terá dificuldades de ser implantada em todos os seus itens devido à falta de área física, equipes de saúde e medicamentos nos pronto-atendimentos. Além disso, seria necessário duplicar a equipe que atende no setor de emergência e urgência. Questionado sobre como será feita a fiscalização das medidas propostas nas resoluções, Fernando Matos afirmou:

- Na atualidade devemos pensar na sociedade como um todo. Os pacientes, os médicos, os diretores de hospitais e o Conselho de Medicina, todos são fiscais. Nós já fazemos essa fiscalização e vamos intensificar, através de denúncias que chegam ao Cremers, relatórios e conversas com os gestores para apontar as falhas, principalmente aquelas emergenciais. Se no tempo estipulado para uma melhoria isso não acontecer, encaminharemos para o Ministério Público Federal, que dará a última palavra.

O presidente do Cremers também ponderou a respeito das mudanças nos serviços a partir da publicação das normas:

- Nós não podemos esperar que uma realidade que se arrasta por 30 anos de descaso com a saúde seja resolvida com 3 ou 4 folhas de papel de uma resolução e em um dia. Temos que abrir diálogo com as partes, estudar cada caso, ver coisas emergenciais que podem ser corrigidas de maneira emergencial, e até coisas que não estão na resolução, porque cada estado tem uma realidade diferente e precisa de soluções diferentes. Então nós vamos tentar abrir diálogos para encontrar soluções, tanto no serviço público como no privado, coisa que nós sempre fizemos.

Institucional Câmaras Técnicas Comissões de Ética Conheça o CREMERS Contas Públicas Delegacias Diretoria Palavra do Presidente Vídeo Institucional História Cremers

Serviços Área do Médico Busca Empresas Busca Médicos Ativos CBHPM Concurso Emissão de Boleto Empregos Eventos Inscrição de Empresas Licitações Pareceres e Resoluções Perguntas Freqüentes Pessoa Jurídica Propaganda Médica Registro de Especialidade Médica

 

 

Imprensa Artigos Assessoria Informativo Cremers Notícias Twitter

Publicações Apresentações para Download Biblioteca Código PEP Regimento Interno dos Corpos Clínicos

 

Contato Fale com o CREMERS Fale com o Presidente Ouvidoria

 

 

 

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul - Copyright 2019 ©
Av. Princesa Isabel, 921 - Bairro Santana
Porto Alegre - RS - CEP: 90620-001
Telefone: (51) 3219-7544
Fax: (51) 3217-1968
E-mail: cremers@cremers.org.br
Horário de Atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira
Das 08h40min às 18h00min