Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Porto Alegre, 11 de Dezembro de 2019. Aumenta a Fonte [ A + ]   [ A - ]  
 
08/10/2009

Gripe A

Secretaria Estadual da Saúde manterá estrutura contra a doença


A Secretaria Estadual da Saúde (SES) informou ontem, durante a abertura da Oficina de combate à Gripe A, que em março de 2010 cerca de seis milhões de pessoas no Rio Grande do Sul serão vacinadas contra o vírus influenza A (H1N1). A vacina será administrada em dose única. Estima-se que o Ministério da Saúde tenha 80 milhões de doses da vacina para distribuir entre os estados. Na avaliação da SES, a Região Sul receberá mais doses do que o resto do País, uma vez que registrou o maior número de casos da doença.

Existe a expectativa de uma segunda onda de Gripe A, que a exemplo de pandemias anteriores, deve ocorrer nos próximos dois a seis meses. A tendência indica que a doença deverá atingir o Estado no final do verão de forma mais leve, pois a vacina já estará disponível. A primeira onda aconteceu no auge do inverno gaúcho, que este ano registrou o frio mais intenso das última décadas. No Hemisfério Norte, como no México, a segunda onda já começou e deverá ser mais forte do que a primeira em função do outono e da chegada do inverno.

O Rio Grande do Sul enfrenta a epidemia de influenza A(H1N1) desde maio de 2009, com registro de casos e óbitos e intensa repercussão na vida social. Durante a oficina, foram definidos os próximos passos: manter toda a estrutura montada, como o Comitê Estadual de Enfrentamento da influenza A (H1N1) e a rede de atendimento, a vigilância das fronteiras, o monitoramento de casos e o estoque e distribuição do Oseltamivir (Tamiflu). Também está sendo organizado um inquérito sorológico epidemiológico, uma mostra científica que deverá identificar na população a presença de anticorpos do vírus H1N1.

De acordo com a SES, entre 250 e 300 pessoas irão a óbito por gripe A. De todas as pessoas que morreram de gripe este ano, 75% foram em decorrência da gripe A e 25% de gripe sazonal. Até agora, houve a confirmação de 193 óbitos e 80 ainda aguardam o resultado laboratorial. Também se estima que a nova gripe tenha atingido 20% da população do estado, ou seja, 2 milhões de pessoas.

Fonte: Secretaria Estadual da Saúde

Institucional Câmaras Técnicas Comissões de Ética Conheça o CREMERS Contas Públicas Delegacias Diretoria Palavra do Presidente Vídeo Institucional História Cremers

Serviços Área do Médico Busca Empresas Busca Médicos Ativos CBHPM Concurso Emissão de Boleto Empregos Eventos Inscrição de Empresas Licitações Pareceres e Resoluções Perguntas Freqüentes Pessoa Jurídica Propaganda Médica Registro de Especialidade Médica

 

 

Imprensa Artigos Assessoria Informativo Cremers Notícias Twitter

Publicações Apresentações para Download Biblioteca Código PEP Regimento Interno dos Corpos Clínicos

 

Contato Fale com o CREMERS Fale com o Presidente Ouvidoria

 

 

 

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul - Copyright 2019 ©
Av. Princesa Isabel, 921 - Bairro Santana
Porto Alegre - RS - CEP: 90620-001
Telefone: (51) 3300-5400 e 3219-7544
Fax: (51) 3217-1968
E-mail: cremers@cremers.org.br
Horário de Atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira
Das 09h00min às 18h00min