Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Porto Alegre, 27 de Junho de 2019. Aumenta a Fonte [ A + ]   [ A - ]  
 
29/11/2014

IPE-Saúde

Médicos não assinaram acordo proposto pelo Ipergs


Os médicos credenciados ao IPE-Saúde não aceitaram a proposta de acordo apresentada pelo Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (Ipergs). A decisão unânime foi tomada na noite desta quarta-feira (26), durante assembleia realizada na AMRIGS. A posição será informada à autarquia.

O coordenador da Comissão Estadual de Honorários Médicos (CEHMRS) e diretor do SIMERS, Jorge Eltz de Souza, apresentou a proposta do Ipergs aos profissionais e resumiu: “Não temos como assinar um acordo que não tem uma proposta concreta para os médicos”. Eltz e o conselheiro do Cremers, Iseu Milman, frisaram que as instâncias deliberativas do Sindicato, da Amrigs e do Conselho, que representam os médicos no Grupo Paritário de trabalho com o Instituto, se manifestaram pela não assinatura do acordo. “Essa proposta não contempla a expectativa dos médicos”, afirmou Iseu Milman.

O diretor da Amrigs, Jorge Utaliz, acrescentou que o Instituto se comprometeu apenas, para 2014, com a transcrição dos 2,5 mil procedimentos da sua tabela (THP) para a Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM), com mais de 4 mil itens.

Em toda a proposta do IPE, documento de cinco páginas, apenas um item era referente à negociação com os médicos, sendo todos os demais dirigidos às clinicas e hospitais credenciados ao IPE- Saúde. Essas instituições obtiveram progressos nas suas reivindicações.

O Ipergs tem mais de um milhão de beneficiários e a remuneração mais baixa entre os planos. Sem reajuste há mais de três anos, a defasagem no valor da consulta chega a mais de 28%. O valor da consulta do IPE-Saúde é R$ 47,00, sendo que o beneficiário paga parte dessa quantia. No acordo de agosto de 2011, o IPE se comprometeu de implantar, na sua plenitude, a CBHPM em 31 de dezembro do mesmo ano. “Aguardaremos a implantação da CBHPM prometida para 2014 e continuaremos buscando uma remuneração justa e adequada, que valorize o trabalho do médico”, frisou Milman.

Confira, abaixo, a proposta rejeitada pelos médicos:


Proposta de Acordo do IPE-Saúde

O IPE se compromete a atualizar a Tabela de Honorários Profissionais (THP) com base na codificação e nomenclatura da Edição 2013 da CBHPM, observando os seguintes critérios:

a) Em dezembro de 2014, serão implantadas as revisões de nomenclatura e codificação da THP com base na CBHPM (De/Para).

b) As inclusões de procedimentos previstos na CBHPM e não contemplados na THP serão efetivas a partir de 2015, observando às normas do IPE.

c) A implantação prevista para 2014 não implicará em reajuste dos procedimentos/honorários.

d) O grupo de trabalho da CBHPM, constituído por integrantes do IPE e do Grupo Paritário, fará os estudos técnicos para implantação da CBHPM.

e) No primeiro trimestre de 2015, o grupo de trabalho da CBHPM fará os estudos de valoração dos procedimentos previstos na CBHPM e adotados pelo IPE, observando as normas do IPE, implantando a valoração definida em 1/4/2015.

Institucional Câmaras Técnicas Comissões de Ética Conheça o CREMERS Contas Públicas Delegacias Diretoria Palavra do Presidente Vídeo Institucional História Cremers

Serviços Área do Médico Busca Empresas Busca Médicos Ativos CBHPM Concurso Emissão de Boleto Empregos Eventos Inscrição de Empresas Licitações Pareceres e Resoluções Perguntas Freqüentes Pessoa Jurídica Propaganda Médica Registro de Especialidade Médica

 

 

Imprensa Artigos Assessoria Informativo Cremers Notícias Twitter

Publicações Apresentações para Download Biblioteca Código PEP Regimento Interno dos Corpos Clínicos

 

Contato Fale com o CREMERS Fale com o Presidente Ouvidoria

 

 

 

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul - Copyright 2019 ©
Av. Princesa Isabel, 921 - Bairro Santana
Porto Alegre - RS - CEP: 90620-001
Telefone: (51) 3219-7544
Fax: (51) 3217-1968
E-mail: cremers@cremers.org.br
Horário de Atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira
Das 08h40min às 18h00min