Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Porto Alegre, 18 de Setembro de 2019. Aumenta a Fonte [ A + ]   [ A - ]  
 
28/11/2014

Vila Cruzeiro

Cremers cobra plano de segurança para posto de saúde


O Conselho Regional de Medicina (Cremers) exigiu, em visita na manhã do dia 28 de novembro ao Posto de Saúde da Vila Cruzeiro, que a prefeitura apresente um plano de segurança para o local. O prazo de entrega é até a próxima terça-feira. O Postão da Cruzeiro, como é conhecido, está fechado desde a tarde de ontem (27), quando um paciente foi morto a tiros dentro do Pronto-Atendimento. Não há previsão de reabertura do local.

— O Postão da Cruzeiro é um velho conhecido nosso por deficiência de segurança. Essa morte comprovou isso e precisamos de soluções. Funcionários e pacientes não podem ficar desprotegidos dessa forma — argumenta o presidente do Cremers, Fernando Matos.

O presidente acrescenta que é preciso mais vigilância e também melhoria nos processos internos, pois pessoas armadas não poderiam ter acesso ao posto. Caso a prefeitura não atenda a solicitação no prazo estabelecido, o Cremers irá tomar providências.

- Vamos encaminhar denúncia ao Ministério Público Federal e ao Ministério Público Estadual e entrar com uma queixa-crime contra a Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de preservar a integridade física de pacientes, médicos e demais trabalhadores do posto. Temos que dar um basta no sistema caótico de segurança que se verifica nos postos de saúde de Porto Alegre.

José Chrisóstomo Júnior, 37 anos, foi executado com aproximadamente dez tiros de pistolas 7.65 e 380. A invasão ao Postão ocorreu por volta das 18h30min desta quinta-feira e teve participação de, pelo menos, sete homens armado. Eles foram direto ao corredor que dá acesso à ala psiquiátrica, onde a vítima estava localizada. Fernando Matos lamenta o ocorrido:

- Infelizmente é preciso que uma pessoa morra assassinada para alertar as autoridades sobre as deficiências dos sistemas de segurança.

O paciente havia sido levado ao PA pela Brigada Militar, depois de passar mal ao ver o cunhado ser assassinado no começo da tarde, em casa. Segundo testemunhas, quando os PMs chegaram com o paciente na unidade de saúde, os suspeitos já estariam espreitando. Eles esperaram os policiais saírem para atacar.

De acordo com o delegado Róger Bittencourt, as duas mortes parecem acertos de contas. A motivação ainda não está clara. Ainda segundo Bittencourt, o cunhado tinha envolvimento com o tráfico de drogas – já tinha antecedentes por esse crime, além de roubo.

Chrisóstomo Júnior atuava como cambista e ambulante no Centro. Não é descartada a possibilidade de que eles tenham sido mortos por algum desentendimento antigo, relacionado ao tráfico de drogas.

Institucional Câmaras Técnicas Comissões de Ética Conheça o CREMERS Contas Públicas Delegacias Diretoria Palavra do Presidente Vídeo Institucional História Cremers

Serviços Área do Médico Busca Empresas Busca Médicos Ativos CBHPM Concurso Emissão de Boleto Empregos Eventos Inscrição de Empresas Licitações Pareceres e Resoluções Perguntas Freqüentes Pessoa Jurídica Propaganda Médica Registro de Especialidade Médica

 

 

Imprensa Artigos Assessoria Informativo Cremers Notícias Twitter

Publicações Apresentações para Download Biblioteca Código PEP Regimento Interno dos Corpos Clínicos

 

Contato Fale com o CREMERS Fale com o Presidente Ouvidoria

 

 

 

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul - Copyright 2019 ©
Av. Princesa Isabel, 921 - Bairro Santana
Porto Alegre - RS - CEP: 90620-001
Telefone: (51) 3300-5400 e 3219-7544
Fax: (51) 3217-1968
E-mail: cremers@cremers.org.br
Horário de Atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira
Das 08h40min às 18h00min