Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Porto Alegre, 18 de Setembro de 2019. Aumenta a Fonte [ A + ]   [ A - ]  
 
17/12/2014

Racismo no SUS

Repúdio à campanha do Ministério da Saúde


O CFM repudia, em nota publicada no dia 27 de novembro, o tom da campanha publicitária lançada recentemente pelo Ministério da Saúde para tratar do racismo no Sistema Único de Saúde (SUS). Para a autarquia, a campanha desconsidera os problemas estruturais do SUS, como o financiamento limitado, o fechamento de leitos, a falta de insumos e medicamento e a ausência de uma política de recursos humanos.

“São essas as causas do mau atendimento para a população, não importando questões de gênero, classe social ou etnia”, defende a nota. O texto argumenta ainda que o Código de Ética Médica já estabelece a não discriminação por razões vinculadas à herança genética.


Cremers reforça crítica à campanha

O presidente do Cremers, Fernando Weber Matos, também criticou duramente a iniciativa do governo. A posição do Cremers sobre o assunto foi tornada pública através de espaços radiofônicos, como o tradicional noticioso da Rádio Gaúcha Notícia na Hora Certa.
Confira os textos veiculados:

• Cremers repudia campanha do governo federal sobre preconceito racial no SUS. A entidade reafirma que os médicos gaúchos dizem não ao racismo, preconceito e discriminação. Somos todos iguais.

• Cremers informa: os médicos gaúchos lutam contra a doença e morte, que não tem cor, sexo ou classe social. Diga não aos que desejam dividir a sociedade entre negros e brancos, homens e mulheres, ricos e pobres.

Institucional Câmaras Técnicas Comissões de Ética Conheça o CREMERS Contas Públicas Delegacias Diretoria Palavra do Presidente Vídeo Institucional História Cremers

Serviços Área do Médico Busca Empresas Busca Médicos Ativos CBHPM Concurso Emissão de Boleto Empregos Eventos Inscrição de Empresas Licitações Pareceres e Resoluções Perguntas Freqüentes Pessoa Jurídica Propaganda Médica Registro de Especialidade Médica

 

 

Imprensa Artigos Assessoria Informativo Cremers Notícias Twitter

Publicações Apresentações para Download Biblioteca Código PEP Regimento Interno dos Corpos Clínicos

 

Contato Fale com o CREMERS Fale com o Presidente Ouvidoria

 

 

 

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul - Copyright 2019 ©
Av. Princesa Isabel, 921 - Bairro Santana
Porto Alegre - RS - CEP: 90620-001
Telefone: (51) 3300-5400 e 3219-7544
Fax: (51) 3217-1968
E-mail: cremers@cremers.org.br
Horário de Atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira
Das 08h40min às 18h00min