Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Porto Alegre, 27 de Junho de 2019. Aumenta a Fonte [ A + ]   [ A - ]  
 
05/01/2015

Máfia das próteses

Cremers abre sindicância para apurar denúncias de interação entre médicos e indústrias


O Cremers investiga, há cerca de um ano, pelo menos sete casos semelhantes aos crimes denunciados na reportagem do Fantástico que revelou a “máfia das próteses” no último domingo (4). Os processos, que avaliam as irregularidades do ponto de vista da ética profissional, ocorrem sob sigilo e estão em fase de julgamento.

Nesta segunda-feira (5), o Cremers abriu sindicância ex officio para apurar as denúncias envolvendo a participação de médicos no esquema fraudulento.

Conforme o presidente do Cremers, Fernando Weber Matos, os crimes que envolvem cobrança ilegal por médicos e dentistas, licitações direcionadas e operações sem necessidade extrapolam a esfera ética e devem ser investigados também pelo Ministério Público e Polícia Federal. O presidente do Conselho ressaltou que depende de provas concretas geradas pelos órgãos policiais e pela Justiça para empregar nos processos éticos.

— Há dez anos, por exemplo, tivemos um caso muito semelhante no Hospital Cristo Redentor, em Porto Alegre. A Justiça, no entanto, não conseguiu reunir indícios suficientes para punir os médicos envolvidos, absolvendo-os por falta de provas, e isso influenciou em nosso julgamento. Agora, esse processo pode ser reaberto se novos dados forem acrescentados pelo Ministério Público ou pela Justiça -, comentou Matos, repudiando o rótulo de que o Conselho é um órgão corporativista.

Para Fernando Matos, a incidência dos crimes relacionados às próteses reflete também uma falta de gestão por parte de hospitais, secretarias de saúde municipais e estadual e empresas de planos de saúde.

— Eles deveriam criar, dentro dos seus sistemas, protocolos de utilização de próteses, que fossem perfeitamente estabelecidos, o que ajudaria a reduzir a incidência de atos ilícitos. É importante também uma boa relação médico-paciente.

Institucional Câmaras Técnicas Comissões de Ética Conheça o CREMERS Contas Públicas Delegacias Diretoria Palavra do Presidente Vídeo Institucional História Cremers

Serviços Área do Médico Busca Empresas Busca Médicos Ativos CBHPM Concurso Emissão de Boleto Empregos Eventos Inscrição de Empresas Licitações Pareceres e Resoluções Perguntas Freqüentes Pessoa Jurídica Propaganda Médica Registro de Especialidade Médica

 

 

Imprensa Artigos Assessoria Informativo Cremers Notícias Twitter

Publicações Apresentações para Download Biblioteca Código PEP Regimento Interno dos Corpos Clínicos

 

Contato Fale com o CREMERS Fale com o Presidente Ouvidoria

 

 

 

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul - Copyright 2019 ©
Av. Princesa Isabel, 921 - Bairro Santana
Porto Alegre - RS - CEP: 90620-001
Telefone: (51) 3219-7544
Fax: (51) 3217-1968
E-mail: cremers@cremers.org.br
Horário de Atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira
Das 08h40min às 18h00min