Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Porto Alegre, 18 de Setembro de 2019. Aumenta a Fonte [ A + ]   [ A - ]  
 
17/03/2015

Trabalho Médico

Retirado de pauta projeto de serviço obrigatório para médicos


O líder do Democratas no Senado Federal, Ronaldo Caiado (GO), conseguiu retirar da pauta de votação da Comissão de Educação, Cultura e Esporte da Casa o Projeto de Lei 168/12, que versa sobre a “prestação de serviço dos graduados em medicina que obtiveram seus diplomas em cursos custeados com recursos públicos”. A intenção é criar uma espécie de serviço obrigatório para médicos recém-formados.

Com a aprovação por unanimidade pelo colegiado, o projeto volta agora à fase de discussões. O senador usou em sua argumentação o fato de hoje já existir o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB) que atende ao requisitos de formação e oferta de experiência ao médico e que precisa ser ampliado.

‘Hoje você tem 12 mil médicos que desejam ingressar no Provab mas não têm para onde ir por falta de oferta do governo. Esses médicos acabam prejudicados, inclusive no exame de residência, pois não recebem o diferencial de 10% na prova de quem ingressou no programa. Se queremos incentivar o serviço público do profissional médico precisamos ampliar o Provab e dar condições de supervisão às instituições de ensino. Que se abra vaga a todos os médicos do Brasil. O que não podemos é deixar que 12 mil não tenham onde trabalhar”, argumentou Caiado.

O projeto de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) e relatoria de Paulo Paim (PT-RS) está tramitando em conjunto ao PL 79/13, de autoria do ex-senador Jayme Campos (Democratas-MT), que ainda estende a obrigatoriedade para todos os profissionais de saúde. Durante o debate, a argumentação de Caiado recebeu a concordância de autor e relator, bem como a inclusão da demanda de audiências públicas por parte dos senadores Lasier Martins (PDT-RS), Marta Suplicy (PT-SP), Telmário Mota (PDT-RR) e Simone Tebet (PMDB-MS).

Institucional Câmaras Técnicas Comissões de Ética Conheça o CREMERS Contas Públicas Delegacias Diretoria Palavra do Presidente Vídeo Institucional História Cremers

Serviços Área do Médico Busca Empresas Busca Médicos Ativos CBHPM Concurso Emissão de Boleto Empregos Eventos Inscrição de Empresas Licitações Pareceres e Resoluções Perguntas Freqüentes Pessoa Jurídica Propaganda Médica Registro de Especialidade Médica

 

 

Imprensa Artigos Assessoria Informativo Cremers Notícias Twitter

Publicações Apresentações para Download Biblioteca Código PEP Regimento Interno dos Corpos Clínicos

 

Contato Fale com o CREMERS Fale com o Presidente Ouvidoria

 

 

 

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul - Copyright 2019 ©
Av. Princesa Isabel, 921 - Bairro Santana
Porto Alegre - RS - CEP: 90620-001
Telefone: (51) 3300-5400 e 3219-7544
Fax: (51) 3217-1968
E-mail: cremers@cremers.org.br
Horário de Atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira
Das 08h40min às 18h00min