Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Porto Alegre, 18 de Junho de 2019. Aumenta a Fonte [ A + ]   [ A - ]  
 
09/07/2015

Meningite

Cremers recebe esclarecimentos sobre a doença na região metropolitana


O Cremers recebeu, nesta semana, esclarecimentos da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre relativos aos casos de meningite meningocócica detectados na região metropolitana. A pasta afirma que não há surto, e provê informações a respeito de vacinas.

Os esclarecimentos foram enviados ao Conselho através da Câmara Técnica de Infectologia. Confira, a seguir, trecho do comunicado:

Vigilância em Saúde faz esclarecimento sobre meningite na Região Metropolitana

Neste momento, em que o município de Cachoeirinha registra casos de meningite C em crianças e a rede municipal da cidade está mobilizada para garantir o bloqueio vacinal em um determinado perímetro do município, a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre informa que a rede de saúde oferece a vacina Meningocócica C para crianças de até dois anos. As doses estão no calendário vacinal e são aplicadas aos três e aos cinco meses de vida dos bebês, com reforço aos 15 meses (um ano e três meses). Este reforço pode ser aplicado até os dois anos de idade.

Em relação à meningite meningocócica e vacinas disponíveis, é importante afirmar:
1) Os casos que estão ocorrendo em Cachoeirinha são por Meningococo C.
2) Vacina contra o Meningococo C está disponível na rede pública desde 2010, portanto todas as crianças de 5 anos ou menos estão vacinadas contra este agente.
3) Em Porto Alegre, em 2015, foram confirmados 11 casos de meningite meningocócica, em sua maioria são Meningococo C.
4) Não se observa, no momento, aumento de casos por outros agentes como Meningococo B, W ou Y.
5) Há 2 vacinas, disponíveis apenas na rede privada, que são a vacina quadrivalente (protege contra os tipos A,C,W,Y) e vacina contra o Meningo B.

Para garantir a imunização das crianças desta faixa etária, os pais devem se dirigir às Unidades de Saúde junto com a caderneta de vacinação. As salas de vacinas funcionam das 8h às 17h, e nas unidades com Saúde da Família, o horário é das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. As unidades continuam vacinando crianças com menos de cinco anos contra a gripe.

A Equipe de Vigilância de Doenças Transmissíveis da CGVS realiza busca ativa diária de pacientes portadores da doença em hospitais da Capital, além de manter plantão durante 24 horas para receber novos casos.

Institucional Câmaras Técnicas Comissões de Ética Conheça o CREMERS Contas Públicas Delegacias Diretoria Palavra do Presidente Vídeo Institucional História Cremers

Serviços Área do Médico Busca Empresas Busca Médicos Ativos CBHPM Concurso Emissão de Boleto Empregos Eventos Inscrição de Empresas Licitações Pareceres e Resoluções Perguntas Freqüentes Pessoa Jurídica Propaganda Médica Registro de Especialidade Médica

 

 

Imprensa Artigos Assessoria Informativo Cremers Notícias Twitter

Publicações Apresentações para Download Biblioteca Código PEP Regimento Interno dos Corpos Clínicos

 

Contato Fale com o CREMERS Fale com o Presidente Ouvidoria

 

 

 

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul - Copyright 2019 ©
Av. Princesa Isabel, 921 - Bairro Santana
Porto Alegre - RS - CEP: 90620-001
Telefone: (51) 3219-7544
Fax: (51) 3217-1968
E-mail: cremers@cremers.org.br
Horário de Atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira
Das 08h40min às 18h00min