Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Porto Alegre, 08 de Dezembro de 2019. Aumenta a Fonte [ A + ]   [ A - ]  
 
21/08/2015

Pelotas

Programa Vi-vendo pretende implantar teste de visão nas escolas


Teste de acuidade visual para crianças de cinco a 14 anos da rede municipal de ensino, Programa Vi-vendo, desenvolvido pelo professor da UCPel Roni Quevedo, foi pauta de reunião na manhã desta sexta-feira (21/8/15) com o prefeito Eduardo Leite, que estava acompanhado pela superintendente da Secretaria da Saúde (SM), Rosângela Soares, e pelo assessor especial Sadi Sapper.

O programa apresentado por Quevedo propõe a realização de teste de visão através da escala Snellen, que é realizado com a utilização de um tapa-olho a cinco metros de distância. É um teste simples e que identifica problemas de visão em menos de cinco minutos, demonstrou o professor realizando o teste com o prefeito. Estudos afirmam que de 5% a 15% das crianças em idade escolar necessitam do uso de óculos, afirmou.

Um PL sobre o programa já tinha sido aprovado pela Câmara de Vereadores, determinando a obrigatoriedade do teste. Mas o prefeito entende que é fundamental que haja um estudo e planejamento para colocá-lo em prática. Eduardo determinou que seja feito este estudo, com a participação das secretarias de Educação e Saúde, para identificar o que deve ser feito e também um planejamento para que o programa seja implantado com segurança e eficácia.

Além de um treinamento de professores para a aplicação do teste através da escala de Snellen, é necessário também para àquelas crianças identificadas com problemas de visão o encaminhamento para um médico oftalmologista, e após, se for o caso para a confecção dos óculos.

A prefeitura já desenvolve programas semelhantes, alguns deles através de parcerias. Este ano já foram beneficiadas três mil crianças.

Fonte: Prefeitura de Pelotas

Institucional Câmaras Técnicas Comissões de Ética Conheça o CREMERS Contas Públicas Delegacias Diretoria Palavra do Presidente Vídeo Institucional História Cremers

Serviços Área do Médico Busca Empresas Busca Médicos Ativos CBHPM Concurso Emissão de Boleto Empregos Eventos Inscrição de Empresas Licitações Pareceres e Resoluções Perguntas Freqüentes Pessoa Jurídica Propaganda Médica Registro de Especialidade Médica

 

 

Imprensa Artigos Assessoria Informativo Cremers Notícias Twitter

Publicações Apresentações para Download Biblioteca Código PEP Regimento Interno dos Corpos Clínicos

 

Contato Fale com o CREMERS Fale com o Presidente Ouvidoria

 

 

 

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul - Copyright 2019 ©
Av. Princesa Isabel, 921 - Bairro Santana
Porto Alegre - RS - CEP: 90620-001
Telefone: (51) 3300-5400 e 3219-7544
Fax: (51) 3217-1968
E-mail: cremers@cremers.org.br
Horário de Atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira
Das 09h00min às 18h00min