Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Porto Alegre, 09 de Dezembro de 2019. Aumenta a Fonte [ A + ]   [ A - ]  
 
20/10/2015

CPI das Próteses

Representantes do Cremers, Anvisa e Lamef participam da iniciativa da AL


A CPI das Próteses e Medicamentos da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Missionário Volnei (PR), ouviu, na segunda-feira, dia 18, representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Conselho Regional de Medicina do Estado (Cremers) e do Laboratório de Metalurgia Física da Ufrgs (Lamef), acerca de fatos relacionados às investigações que estão sendo promovidas pela CPI, com relação a irregularidades cometidas pela chamada “máfia das próteses”, em cirurgias para colocação destes aparelhos no país.

Inicialmente, os representantes do Lamef, Telmo Strohacker, coordenador-geral do Laboratório, e Ralf de Souza, fizeram uma explanação a respeito das pesquisas realizadas por aquele órgão sobre a qualidade de próteses, nacionais e importadas, e outros materiais utilizados nesses tipos de cirurgias. Também explanaram sobre os resultados da análise química de materiais extraídos das colunas de duas testemunhas já ouvidas pela CPI, Stella Vignochi e Marli Regina Rodrigues. No caso de Stella Vignochi, destacaram haver peças diferentes entre si e sem identificação de fabricante, como feitas por “fabricantes de quintal”.

O Lamef, que realizou o exame das peças das duas testemunhas a pedido da CPI, também realiza exames solicitados pelo Ministério Público e Polícia Federal, entre outros, inclusive de pacientes “vítimas”.
Pela Anvisa, o adjunto diretor-presidente, Pedro Ivo Sebba Ramalho, discorreu sobre temas como os dispositivos médicos implantáveis, inspeção sanitária e acompanhamento de mercado.

O presidente do Cremers, Rogério Wolf de Aguiar, informou que existem casos envolvendo próteses sob apuração no Conselho, mas ressalvou que são processos que correm sob sigilo. assunto.

A CPI das Próteses da Assembleia gaúcha foi instalada para investigar crimes e irregularidades em procedimentos médicos relacionados a este tipo de cirurgias, como ocorreu, em nível federal, com a CPI do Senado.
Da reunião desta segunda-feira ainda participaram os deputados Marcel van Hattem (vice-presidente), Enio Bacci (PDT – relator), Bombeiro Bianchini (PPL) e João Reinelli (PV).

Institucional Câmaras Técnicas Comissões de Ética Conheça o CREMERS Contas Públicas Delegacias Diretoria Palavra do Presidente Vídeo Institucional História Cremers

Serviços Área do Médico Busca Empresas Busca Médicos Ativos CBHPM Concurso Emissão de Boleto Empregos Eventos Inscrição de Empresas Licitações Pareceres e Resoluções Perguntas Freqüentes Pessoa Jurídica Propaganda Médica Registro de Especialidade Médica

 

 

Imprensa Artigos Assessoria Informativo Cremers Notícias Twitter

Publicações Apresentações para Download Biblioteca Código PEP Regimento Interno dos Corpos Clínicos

 

Contato Fale com o CREMERS Fale com o Presidente Ouvidoria

 

 

 

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul - Copyright 2019 ©
Av. Princesa Isabel, 921 - Bairro Santana
Porto Alegre - RS - CEP: 90620-001
Telefone: (51) 3300-5400 e 3219-7544
Fax: (51) 3217-1968
E-mail: cremers@cremers.org.br
Horário de Atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira
Das 09h00min às 18h00min