20/10/2015
CPI das Próteses
Representantes do Cremers, Anvisa e Lamef participam da iniciativa da AL
A CPI das Próteses e Medicamentos da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Missionário Volnei (PR), ouviu, na segunda-feira, dia 18, representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Conselho Regional de Medicina do Estado (Cremers) e do Laboratório de Metalurgia Física da Ufrgs (Lamef), acerca de fatos relacionados às investigações que estão sendo promovidas pela CPI, com relação a irregularidades cometidas pela chamada “máfia das próteses”, em cirurgias para colocação destes aparelhos no país.
Inicialmente, os representantes do Lamef, Telmo Strohacker, coordenador-geral do Laboratório, e Ralf de Souza, fizeram uma explanação a respeito das pesquisas realizadas por aquele órgão sobre a qualidade de próteses, nacionais e importadas, e outros materiais utilizados nesses tipos de cirurgias. Também explanaram sobre os resultados da análise química de materiais extraídos das colunas de duas testemunhas já ouvidas pela CPI, Stella Vignochi e Marli Regina Rodrigues. No caso de Stella Vignochi, destacaram haver peças diferentes entre si e sem identificação de fabricante, como feitas por “fabricantes de quintal”.
O Lamef, que realizou o exame das peças das duas testemunhas a pedido da CPI, também realiza exames solicitados pelo Ministério Público e Polícia Federal, entre outros, inclusive de pacientes “vítimas”.
Pela Anvisa, o adjunto diretor-presidente, Pedro Ivo Sebba Ramalho, discorreu sobre temas como os dispositivos médicos implantáveis, inspeção sanitária e acompanhamento de mercado.
O presidente do Cremers, Rogério Wolf de Aguiar, informou que existem casos envolvendo próteses sob apuração no Conselho, mas ressalvou que são processos que correm sob sigilo. assunto.
A CPI das Próteses da Assembleia gaúcha foi instalada para investigar crimes e irregularidades em procedimentos médicos relacionados a este tipo de cirurgias, como ocorreu, em nível federal, com a CPI do Senado.
Da reunião desta segunda-feira ainda participaram os deputados Marcel van Hattem (vice-presidente), Enio Bacci (PDT – relator), Bombeiro Bianchini (PPL) e João Reinelli (PV).
 |
Clique na foto para ampliá-la |
|
|