Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Porto Alegre, 07 de Dezembro de 2019. Aumenta a Fonte [ A + ]   [ A - ]  
 
22/10/2015

Violência no PACS

Cremers encaminha relatório de fiscalização


Depois do tiroteio que resultou em um óbito e sete pessoas feridas em frente ao Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (PACS), no dia 25 de setembro, o Cremers fez nova vistoria no local com o objetivo de avaliar as condições de trabalho médico e de atendimento à população, com ênfase no aspecto da segurança.

O relatório da fiscalização, realizada no dia 30 de setembro, foi encaminhado aos órgãos competentes, como Secretaria da Saúde de Porto Alegre, MPE, MPF, Vigilância Sanitária, TCU, TCE, PACS, e também ao Simers e Coren.
No documento, o Cremers aponta problemas e sugere medidas para aumentar a segurança de pacientes, médicos e demais trabalhadores da unidade.

Entre elas:
instalação de botões de pânico; aumento do número de câmeras de vídeo; colocação de mesa e cadeira dos profissionais do atendimento junto à porta para facilitar a fuga em caso de violência iminente por parte de paciente ou familiar; ampliação do número de seguranças nas dependências da unidade; contratação de médicos e enfermeiros para completar o quadro profissional, de maneira a agilizar e qualificar o atendimento, reduzindo assim a possibilidade de conflito; e aumento do número de entradas para acesso ao local, que hoje é único para ambulâncias e pedestres (portaria do Ministério da Saúde estabelece que são necessários de três a quatro acessos para as UPAs).

A fiscalização do Cremers constatou durante a visita que havia um reforço significativo na segurança externa, a cargo da Brigada Militar e da Polícia Civil.

O presidente do Cremers, Rogério Wolf de Aguiar, diz que em breve o Cremers fará nova fiscalização no PACS para verificar se a unidade de saúde está funcionando de forma que garanta a segurança de pacientes e profissionais da saúde. “É importante que sejam feitas melhorias até para evitar medidas extremas, como a interdição ética do local”, comenta.

Institucional Câmaras Técnicas Comissões de Ética Conheça o CREMERS Contas Públicas Delegacias Diretoria Palavra do Presidente Vídeo Institucional História Cremers

Serviços Área do Médico Busca Empresas Busca Médicos Ativos CBHPM Concurso Emissão de Boleto Empregos Eventos Inscrição de Empresas Licitações Pareceres e Resoluções Perguntas Freqüentes Pessoa Jurídica Propaganda Médica Registro de Especialidade Médica

 

 

Imprensa Artigos Assessoria Informativo Cremers Notícias Twitter

Publicações Apresentações para Download Biblioteca Código PEP Regimento Interno dos Corpos Clínicos

 

Contato Fale com o CREMERS Fale com o Presidente Ouvidoria

 

 

 

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul - Copyright 2019 ©
Av. Princesa Isabel, 921 - Bairro Santana
Porto Alegre - RS - CEP: 90620-001
Telefone: (51) 3300-5400 e 3219-7544
Fax: (51) 3217-1968
E-mail: cremers@cremers.org.br
Horário de Atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira
Das 09h00min às 18h00min