Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Porto Alegre, 07 de Dezembro de 2019. Aumenta a Fonte [ A + ]   [ A - ]  
 
16/11/2015

Saúde Suplementar

Fórum Gaúcho de Saúde Suplementar debateu relação entre médicos e planos de saúde


A relação entre médicos e planos de saúde, orçamento público, SUS, cenário atual e perspectivas da saúde suplementar, CBHPM, negociação e perspectivas dos honorários médicos. Esses e outros assuntos foram discutidos nesta sexta-feira, durante o I Fórum Gaúcho de Saúde Suplementar, promovido pela Comissão Estadual de Honorários Médicos do Rio Grande do Sul (CEHM-RS). O evento, realizado no auditório da AMRIGS, contou com a participação de palestrantes nacionais que atuam diretamente na área da saúde, como o médico e deputado federal Luiz Henrique Mandetta, o diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), José Carlos Abrahão, e o presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Florentino Cardoso.

A mesa de abertura foi composta pelos dirigentes das entidades médicas que compõem a CEHM-RS: AMRIGS, CREMERS e SIMERS. A vice-presidente do SIMERS, Dra. Maria Rita de Assis Brasil, falou sobre a importância do evento e da necessidade de ampliar o debate sobre a saúde suplementar. Na sequência, o presidente do CREMERS, Dr. Rogério Rogério Wolf de Aguiar, explanou sobre o caminho histórico, percorrido por este segmento de saúde, até sua consolidação. O anfitrião da Casa, o presidente da AMRIGS, Dr. Alfredo Floro Cantalice Neto, deu as boas-vindas aos participantes e deliberou a implantação da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM), por diferentes operadoras de saúde.

O presidente da AMB, Florentino Cardoso, abriu o primeiro painel, em que discutiu os diferentes modelos de atenção à saúde no país. Ele aposta que no futuro mais pessoas irão aderir à saúde suplementar, devido à falência do Sistema Único de Saúde. Segundo aponta, o SUS está sendo mal gerido e subfinanciado. “O objetivo é induzir, cada vez mais, a uma mudança de gestão do cuidado e do comportamento dos atores envolvidos no setor de saúde suplementar, em busca de uma melhor assistência e atenção aos atuais e futuros beneficiários”, afirmou.

O diretor-presidente da ANS, José Carlos de Souza Abrahão, destacou a importância da realização de atividades que permitam estreitar relacionamentos e a troca de experiências para viabilizar alternativas de crescimento e desenvolvimento do setor de saúde suplementar, diante de uma sociedade cada vez mais engajada e empoderada de seus direitos. “Temos procurado induzir sempre a discussão e o aperfeiçoamento do acesso à saúde suplementar com qualidade, segurança e com sustentabilidade, não só econômica, mas também sustentabilidade assistencial”, afirmou Abrahão. A ANS é a agência reguladora vinculada ao Ministério da Saúde responsável pelo setor de planos de saúde no Brasil.

O evento também contou com a presença do presidente do IPERGS, José Parode, do ex-deputado federal e conselheiro da AMRIGS, Dr. Germano Bonow e dirigentes da Unimed Nordeste.

Fonte: Amrigs

Institucional Câmaras Técnicas Comissões de Ética Conheça o CREMERS Contas Públicas Delegacias Diretoria Palavra do Presidente Vídeo Institucional História Cremers

Serviços Área do Médico Busca Empresas Busca Médicos Ativos CBHPM Concurso Emissão de Boleto Empregos Eventos Inscrição de Empresas Licitações Pareceres e Resoluções Perguntas Freqüentes Pessoa Jurídica Propaganda Médica Registro de Especialidade Médica

 

 

Imprensa Artigos Assessoria Informativo Cremers Notícias Twitter

Publicações Apresentações para Download Biblioteca Código PEP Regimento Interno dos Corpos Clínicos

 

Contato Fale com o CREMERS Fale com o Presidente Ouvidoria

 

 

 

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul - Copyright 2019 ©
Av. Princesa Isabel, 921 - Bairro Santana
Porto Alegre - RS - CEP: 90620-001
Telefone: (51) 3300-5400 e 3219-7544
Fax: (51) 3217-1968
E-mail: cremers@cremers.org.br
Horário de Atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira
Das 09h00min às 18h00min