Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Porto Alegre, 12 de Dezembro de 2019. Aumenta a Fonte [ A + ]   [ A - ]  
 
22/11/2015

Agrotóxicos

Cremers mobiliza médicos para notificação de intoxicações


A mobilização dos médicos do Estado (27.500 em atividade) para buscar nos pacientes o reconhecimento dos sintomas que possam ter origem no uso ativo e/ou passivo de agrotóxicos, com notificação do diagnóstico à Secretaria da Saúde dos casos positivos. Esta será a principal atribuição do Cremers como membro do Grupo de Trabalho de Intoxicações por Agrotóxicos, formado também pelo Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) e Coren/RS.

- Vamos trabalhar no sentido de mobilizar os médicos para a importância de identificar sintomas causados pela intoxicação por defensivos agrícolas com notificação de casos suspeitos. É preciso que os médicos estejam alertas e que façam a notificação à Secretaria da Saúde do Estado RS – resumiu o presidente do Cremers, Rogério Wolf de Aguiar, depois da reunião realizada nesta sexta-feira (13), com médicas do CEVS, e com o conselheiro Dirceu Rodrigues, representante do Conselho no grupo.

O Rio Grande do Sul é o quinto Estado em produção agrícola, o quarto em uso de agrotóxicos e o 13º na emissão de notificações à Secretaria da Saúde pelos médicos que atendem pacientes potencialmente expostos.
O Brasil é o maior consumidor mundial de agrotóxicos. Segundo a OMS, a subnotificação de intoxicação por agrotóxicos é de 1 para 50. Ou seja, para cada notificação há 50 casos que não são notificados.
Desde o ano passado, conforme portaria nº 1271 do MS, a notificação por intoxicação exógena é obrigatória para todos os profissionais e serviços de saúde públicos ou privados.

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde esteve representado na reunião por: Marilina Bercini (diretora), Virginia Dapper (Saúde do Trabalhador), Vanda Garibotti (Vigilância Ambiental) e Regina Michel (Vigilância Epidemiológica).

Seminário
Nos dias 14 e 15 de dezembro será realizado no Cremers um seminário organizado pela Secretaria da Saúde/RS sobre câncer e meio ambiente.

Institucional Câmaras Técnicas Comissões de Ética Conheça o CREMERS Contas Públicas Delegacias Diretoria Palavra do Presidente Vídeo Institucional História Cremers

Serviços Área do Médico Busca Empresas Busca Médicos Ativos CBHPM Concurso Emissão de Boleto Empregos Eventos Inscrição de Empresas Licitações Pareceres e Resoluções Perguntas Freqüentes Pessoa Jurídica Propaganda Médica Registro de Especialidade Médica

 

 

Imprensa Artigos Assessoria Informativo Cremers Notícias Twitter

Publicações Apresentações para Download Biblioteca Código PEP Regimento Interno dos Corpos Clínicos

 

Contato Fale com o CREMERS Fale com o Presidente Ouvidoria

 

 

 

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul - Copyright 2019 ©
Av. Princesa Isabel, 921 - Bairro Santana
Porto Alegre - RS - CEP: 90620-001
Telefone: (51) 3300-5400 e 3219-7544
Fax: (51) 3217-1968
E-mail: cremers@cremers.org.br
Horário de Atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira
Das 09h00min às 18h00min