Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Porto Alegre, 21 de Agosto de 2019. Aumenta a Fonte [ A + ]   [ A - ]  
 
24/11/2015

Intoxicação por Agrotóxicos

Nota Informativa da Secretaria da Saúde/RS sobre Notificação de Intoxicação Exógena por Agrotóxico no SINAN


Desde 2008 o Brasil é o maior consumidor mundial de agrotóxicos. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a subnotificação dos casos de intoxicação por agrotóxicos é da ordem de 1 para 50, ou seja, para cada caso notificado, há 50 não notificados (PETERSEN, 2015). A exposição ocupacional e/ ou ambiental a agrotóxicos está relacionada a diversos efeitos sobre a saúde humana, seja através da intoxicação aguda ou crônica, podendo apresentar manifestações subclínicas, até casos fatais. A exposição humana ao agrotóxico representa um importante problema de saúde pública, para o qual a vigilância em saúde vem buscando definir e implementar ações de prevenção e promoção à saúde.

A Portaria Nº. 1.271/2014 do Ministério da Saúde redefiniu a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional. A notificação de intoxicação exógena passou a ser obrigatória para todos os profissionais e serviços de saúde públicos ou privados (BRASIL, 2014).

A ferramenta de registro dos agravos discriminados na Portaria Nº. 1.271/2014 é o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), cuja Ficha de Investigação para intoxicação exógena, que inclui intoxicação por agrotóxicos, está disponível neste link.

Os principais sinais e sintomas que caracterizam a intoxicação aguda por agrotóxicos são: irritação de pele, mucosas e vias aéreas superiores, cefaleia, náusea, vômitos, tontura, diarreia, dor epigástrica, cólicas abdominais, sudorese e salivação excessivas, dispneia, hipersecreção brônquica, agitação/confusão mental.

A tabela disponível neste link apresenta um resumo das vias de exposição, sinais e sintomas da intoxicação aguda, por grupo químico.

Fonte: CEVS/SES-RS

Institucional Câmaras Técnicas Comissões de Ética Conheça o CREMERS Contas Públicas Delegacias Diretoria Palavra do Presidente Vídeo Institucional História Cremers

Serviços Área do Médico Busca Empresas Busca Médicos Ativos CBHPM Concurso Emissão de Boleto Empregos Eventos Inscrição de Empresas Licitações Pareceres e Resoluções Perguntas Freqüentes Pessoa Jurídica Propaganda Médica Registro de Especialidade Médica

 

 

Imprensa Artigos Assessoria Informativo Cremers Notícias Twitter

Publicações Apresentações para Download Biblioteca Código PEP Regimento Interno dos Corpos Clínicos

 

Contato Fale com o CREMERS Fale com o Presidente Ouvidoria

 

 

 

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul - Copyright 2019 ©
Av. Princesa Isabel, 921 - Bairro Santana
Porto Alegre - RS - CEP: 90620-001
Telefone: (51) 3300-5400 e 3219-7544
Fax: (51) 3217-1968
E-mail: cremers@cremers.org.br
Horário de Atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira
Das 08h40min às 18h00min