Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Porto Alegre, 22 de Setembro de 2019. Aumenta a Fonte [ A + ]   [ A - ]  
 
26/11/2015

Confemel

Entidade tem nova presidência; vice é brasileiro


O conselheiro Jeancarlo Cavalcante, representante do Rio Grande do Norte no Conselho Federal de Medicina (CFM), foi empossado vice-presidente da Confederação Médica da América Latina e do Caribe (Confemel). A Presidência ficará sob a responsabilidade do argentino Rúben Tucci, que substitui seu compatriota Carlos Jañes.

O ato ocorreu durante a Assembleia da entidade realizada entre os dias 19 e 20 de novembro, em Santiago, no Chile. A escolha do representante do CFM coloca em evidência a participação brasileira e da autarquia nas discussões de interesse da saúde e da medicina no âmbito continental.

O presidente do CFM, Carlos Vital, comemorou: “participar de fóruns como este nos permite ter uma visão ampla sobre os desafios da medicina na atualidade. A presença do conselheiro Jeancarlo Cavalcante será importante para que o CFM possa contribuir ainda mais com sugestões e propostas para superar os obstáculos existentes”, citou.
Durante a reunião, outra deliberação relevante foi a aprovação de Portugal e Espanha como membros permanentes da Confederação. Assim, a partir de agora, por conta de suas proximidades culturais e históricas, os representantes desses dois países passarão a contribuir efetivamente com as atividades organizadas pelas entidades das 21 nações-membros da Confemel.

Outro destaque da programação foi palestra de Jeancarlo Cavalcante sobre a implantação do Mais Médicos, no Brasil. Em sua exposição, ele apresentou as fragilidades da iniciativa e os riscos que trouxe para a assistência. O interesse pelo tema foi grande, pois no Chile há rumores de que o Governo local tem a intenção de tomar medida semelhante.

A comitiva brasileira incluiu ainda os conselheiros federais Claúdio Franzen (RS) e Emmanuel Fortes (AL), além do presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Florentino Cardoso, entre outros. A próxima reunião da Confemel será em Montevideo, no Uruguai, em abril, quando será escolhida a sede do congresso da Confederação, previsto para 2016. Na ocasião, a candidatura de Brasília para ser o palco do futuro encontro, que já conta com o apoio do CFM e da AMB, deverá ser avaliada pelos outros membros da entidade continental.

Fonte: CFM

Institucional Câmaras Técnicas Comissões de Ética Conheça o CREMERS Contas Públicas Delegacias Diretoria Palavra do Presidente Vídeo Institucional História Cremers

Serviços Área do Médico Busca Empresas Busca Médicos Ativos CBHPM Concurso Emissão de Boleto Empregos Eventos Inscrição de Empresas Licitações Pareceres e Resoluções Perguntas Freqüentes Pessoa Jurídica Propaganda Médica Registro de Especialidade Médica

 

 

Imprensa Artigos Assessoria Informativo Cremers Notícias Twitter

Publicações Apresentações para Download Biblioteca Código PEP Regimento Interno dos Corpos Clínicos

 

Contato Fale com o CREMERS Fale com o Presidente Ouvidoria

 

 

 

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul - Copyright 2019 ©
Av. Princesa Isabel, 921 - Bairro Santana
Porto Alegre - RS - CEP: 90620-001
Telefone: (51) 3300-5400 e 3219-7544
Fax: (51) 3217-1968
E-mail: cremers@cremers.org.br
Horário de Atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira
Das 08h40min às 18h00min