Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Porto Alegre, 09 de Dezembro de 2019. Aumenta a Fonte [ A + ]   [ A - ]  
 
10/12/2015

Residência Médica

Médicos residentes promovem paralisação nacional


Desde a quarta-feira, 9 de dezembro, os médicos residentes do Complexo Santa Casa em Porto Alegre, dos hospitais de Clínicas e Conceição do Fêmina entraram em greve como parte de mobilização nacional dos residentes.

Segundo comunicado da ANMR, a paralisação está sendo deflagrada porque que não houve avanços significativos nas negociações com o Governo Federal que ocorreram por cinco meses. Em setembro, os residentes chegaram a fazer um dia de paralisação nacional, com forte adesão no Estado. Médicos de Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Rio Grande, Pelotas, Passo Fundo e Santa Maria fizeram protestos e levaram à população esclarecimentos sobre a situação dos programas.

No fim do ano, o movimento foi decidido após consulta eletrônica que teve quase 90% de apoio. Confira as principais pautas:
1. Alteração imediata da composição da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) – a ANMR apresentou proposta em 18/10/2015, e fim da Câmara Recursal.
2. Plano de avaliação adequada de todos os programas de Residência Médica que não tenham sido avaliados com presença de especialista da área e representante dos residentes.
3. Interrupção imediata da abertura de novas vagas ou ampliação de programas já existentes até o fim da avaliação dos programas de residência médica em funcionamento hoje.
4. Delimitação de um plano nacional estratégico de ampliação de vagas de residência, conforme as necessidades de cada especialidade nas regiões do país com ampla, efetiva e deliberativa participação dos médicos residentes e entidades médicas.
5. Revisão do instrumento de avaliação dos programas de residência com participação das entidades médicas e médicos residentes.
6. Levantamento dos dados da situação financeira dos últimos 5 (cinco) anos das instituições que ofereçam programas de residência médica a ser realizado no prazo de 3 (três) meses e analisado em prazo idêntico. O Governo Federal deverá propor soluções às instituições que apresentarem cortes nos orçamentos.
7. Correção inflacionária do valor da bolsa de Residência Médica desde março de 2013 (ano do último reajuste) até dezembro de 2015 (seguindo o IPCA do período, mais 5,5% de aumento).

Institucional Câmaras Técnicas Comissões de Ética Conheça o CREMERS Contas Públicas Delegacias Diretoria Palavra do Presidente Vídeo Institucional História Cremers

Serviços Área do Médico Busca Empresas Busca Médicos Ativos CBHPM Concurso Emissão de Boleto Empregos Eventos Inscrição de Empresas Licitações Pareceres e Resoluções Perguntas Freqüentes Pessoa Jurídica Propaganda Médica Registro de Especialidade Médica

 

 

Imprensa Artigos Assessoria Informativo Cremers Notícias Twitter

Publicações Apresentações para Download Biblioteca Código PEP Regimento Interno dos Corpos Clínicos

 

Contato Fale com o CREMERS Fale com o Presidente Ouvidoria

 

 

 

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul - Copyright 2019 ©
Av. Princesa Isabel, 921 - Bairro Santana
Porto Alegre - RS - CEP: 90620-001
Telefone: (51) 3300-5400 e 3219-7544
Fax: (51) 3217-1968
E-mail: cremers@cremers.org.br
Horário de Atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira
Das 09h00min às 18h00min