Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Porto Alegre, 07 de Dezembro de 2019. Aumenta a Fonte [ A + ]   [ A - ]  
 
14/01/2016

Campanha do Cremers enfatiza medidas preventivas na saúde




Em entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira, o Cremers lançou a operação Verão com Saúde, que se desenvolve até março no litoral gaúcho. O secretário da Saúde do Estado, João Gabbardo, participou do encontro com os jornalistas, enaltecendo a iniciativa do Conselho e discorrendo sobre os tópicos da campanha, inclusive com dados estatísticos.

O presidente do Cremers, Rogério Wolf de Aguiar, explicou que a campanha busca orientar a população sobre os cuidados que devem ser tomados para reduzir o risco de doenças, acidentes e problemas que possam prejudicar o veraneio.

- Buscamos conscientizar a população principalmente no aspecto da prevenção, dos cuidados que devem ser tomados e que acabam resultando no bem da população. O cuidado individual resulta em benefício da coletividade ao reduzir a procura de hospitais e postos de saúde, deixando essas unidades em melhores condições de atender aqueles mais necessitados -, enfatizou.

Aguiar comentou ainda que é preciso ir além do artigo constitucional que diz, em síntese, que saúde é direito de todos e dever do Estado: “A realidade é que todas as pessoas precisam cuidar da própria saúde. É um dever do Estado, mas é principalmente responsabilidade cada um”.

Depois de comentar os seis eixos da campanha de alerta e conscientização (mosquito Aedes aegypti, Álcool e direção, HIV, Câncer de Pele, afogamento e desidratação), o presidente do Cremers passou a palavra ao secretário da Saúde, que apresentou números importantes sobre cada um dos itens.

Gabbardo se mostrou muito preocupado com o avanço do zika vírus, hoje ainda concentrado principalmente no Nordeste. “Já foram registrados casos no Rio. Se o vírus atingir São Paulo será uma catástrofe devido à alta concentração de mosquitos Aedes aegypti na região”, frisou.

A ação propositiva do Cremers foi muito elogiada pelo titular da Saúde do Estado por contribuir com a saúde da população em geral:
-O Cremers ultrapassa a atribuição de lutar por melhores condições de trabalho para os médicos ao se colocar em posição de defesa também da população, que no verão se concentra muito nas praias.

Esse tipo de ação ajuda a diminuir o número de pessoas nas unidades de saúde. Eu, que viajo o país todo na condição de presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, posso afirmar que não é comum uma iniciativa como essa.

Institucional Câmaras Técnicas Comissões de Ética Conheça o CREMERS Contas Públicas Delegacias Diretoria Palavra do Presidente Vídeo Institucional História Cremers

Serviços Área do Médico Busca Empresas Busca Médicos Ativos CBHPM Concurso Emissão de Boleto Empregos Eventos Inscrição de Empresas Licitações Pareceres e Resoluções Perguntas Freqüentes Pessoa Jurídica Propaganda Médica Registro de Especialidade Médica

 

 

Imprensa Artigos Assessoria Informativo Cremers Notícias Twitter

Publicações Apresentações para Download Biblioteca Código PEP Regimento Interno dos Corpos Clínicos

 

Contato Fale com o CREMERS Fale com o Presidente Ouvidoria

 

 

 

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul - Copyright 2019 ©
Av. Princesa Isabel, 921 - Bairro Santana
Porto Alegre - RS - CEP: 90620-001
Telefone: (51) 3300-5400 e 3219-7544
Fax: (51) 3217-1968
E-mail: cremers@cremers.org.br
Horário de Atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira
Das 09h00min às 18h00min