Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Porto Alegre, 11 de Dezembro de 2019. Aumenta a Fonte [ A + ]   [ A - ]  
 
03/02/2016

ENCM 2016

I ENCM 2016 e Fóruns de Dermatologia, Telemedicina e Médico de Fronteira estão previstos


O I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina 2016, marcado para os dias 2, 3 e 4 de março, em Natal (RN), marca o início dos eventos promovidos este ano pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Como tradicionalmente ocorre, representantes dos conselhos regionais dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal e dirigentes do CFM reúnem-se no início dao ano para analisar a conjuntura e os temas latentes na área médica para definir ações a serem tomadas pelo sistema conselhal.

Após o I ENCM 2015, nos dia 8 e 9 de março, será realizado em Brasília o Encontro de Secretários Gerais, que contará com a participação de servidores do sistema conselhal e dos secretários gerais do CFM e dos CRM´s.

Fóruns - Em seguida, estão definidos para o primeiro semestre de 2016 os Fóruns de Dermatologia, de Telemedicina e do Médico de Fronteira, além de outros eventos que estão previstos, mas ainda não autorizados. Já no segundo semestre, no início de julho, será realizado o III Fórum de Medicina do Esporte, que estava marcado para dezembro do ano passado, mas não ocorreu devido a problemas de agenda dos palestrantes.

O Fórum de Dermatologia vai debater temas como a liberação de medicamentos e produtos dermatológicos pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e a interface da especialidade com outras áreas de atuação. “Os dermatologistas apresentaram para nós essas demandas e a Câmara Técnica avaliou que um Fórum será um bom espaço para refletirmos e debatermos soluções”, informa o coordenador da Câmara, José Fernando Maia Vinagre.

No dia 14 de junho, será realizado, em Brasília, o Fórum de Telemedicina. “Na ocasião, vamos avaliar a atualidade da resolução que regulamenta atualmente a telemedicina (nº 1.643/2002), se ela está adequada à realidade e, se avaliarmos necessário, debateremos a redação de uma nova resolução”, adianta o radiologista e conselheiro federal Aldemir Humberto Soares.

A atuação do médico de fronteira será debatida no fórum marcado para o dia 21 de junho. Serão debatidos temas como a Regulamentação Médica na Fronteira, o papel das Forças Armadas na Assistência Médica fronteiriça, o Mercosul e os fatores da Assistência Médica na América do Sul e a visão do CFM sobre essas questões. “Os temas foram definidos a partir de reuniões com os membros da Comissão de Médicos de Fronteira, além de reuniões com representantes do Ministério da Saúde, Ministério das Relações Exteriores e do Exército. Acredito que será um bom Fórum, com temas importantes e que precisam ser discutidos”, avalia a responsável pelo Fórum e conselheira federal pelo Acre, Dilza Teresinha Ribeiro.

Institucional Câmaras Técnicas Comissões de Ética Conheça o CREMERS Contas Públicas Delegacias Diretoria Palavra do Presidente Vídeo Institucional História Cremers

Serviços Área do Médico Busca Empresas Busca Médicos Ativos CBHPM Concurso Emissão de Boleto Empregos Eventos Inscrição de Empresas Licitações Pareceres e Resoluções Perguntas Freqüentes Pessoa Jurídica Propaganda Médica Registro de Especialidade Médica

 

 

Imprensa Artigos Assessoria Informativo Cremers Notícias Twitter

Publicações Apresentações para Download Biblioteca Código PEP Regimento Interno dos Corpos Clínicos

 

Contato Fale com o CREMERS Fale com o Presidente Ouvidoria

 

 

 

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul - Copyright 2019 ©
Av. Princesa Isabel, 921 - Bairro Santana
Porto Alegre - RS - CEP: 90620-001
Telefone: (51) 3300-5400 e 3219-7544
Fax: (51) 3217-1968
E-mail: cremers@cremers.org.br
Horário de Atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira
Das 09h00min às 18h00min