Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Porto Alegre, 23 de Julho de 2019. Aumenta a Fonte [ A + ]   [ A - ]  
 
14/09/2016

II ENCM 2016

Defesa do exercício ético da medicina marcou a abertura do Encontro


O exercício ético da medicina implica também no exercício de cidadania, em tempo integral, em defesa de dois princípios fundamentais ao Estado Democrático de Direito e contra “o modo argentário e corrupto das ações ou coalizações político-partidárias que os brasileiros não mais toleram e até mesmo excomungam”. Essa foi a mensagem deixada pelo presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Carlos Vital Tavares Corrêa Lima, durante a solenidade de abertura do II Encontro Nacional de Conselhos de Medicina 2016, que começou na manhã desta quarta-feira (14), em Campo Grande (MS).

Diante de mais de 200 presentes, o presidente do CFM defendeu ainda o respeito ao princípio “tão jurídico quanto civilizado de que a lei é para todos, ou seja, de que ninguém, republicanamente ninguém, está acima do bem e do mal”. Aplaudido em sua saudação, ele elogiou ainda a acolhida proporcionada pelo Conselho Regional de Medicina do Mato Grosso do Sul (CRM-MS), entidade anfitriã.

O 1º-vice-presidente do CFM, Mauro Luiz de Britto Ribeiro, que também compôs a mesa de abertura do Encontro, destacou o estágio atual da medicina no Mato Grosso do Sul, cujos avanços estão vinculados ao desenvolvimento da região. “Os nossos médicos estão se formando em centros de excelência em diferentes pontos do Brasil e retornam para dar impulso à assistência no local”, destacou, pouco antes de elogiar a programação para os três dias de atividade.

“Essa é uma oportunidade de nossos conselheiros se encontrarem para debater sobre temas importantes para o exercício profissional”, disse a presidente do CRM-MS, Rosana Leite. Na sua avaliação, as mesas e conferências suscitarão debates e desdobramentos Úteis para solucionar impasses e possíveis conflitos.

Programação - O II ENCM-2016 começa nesta quarta-feira (14) e termina na sexta-feira (16). Na abertura, foi feita uma palestra magna ministrada pelo presidente Vital sobre a limitação da medicina especializada. No mesmo dia, Carlos Vital também participa dos debates sobre “a regulação do exercício profissional na Cirurgia Plástica”. O tema contará ainda com a participação do vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), Dênis Calazans, e dos conselheiros federais Mauro Britto Ribeiro (MS) e Pedro Nader (TO).

No dia 15, os trabalhos terão início com uma apresentação do juiz federal Odilon de Oliveira, sobre as implicações da corrupção na área da saúde pública. Na sequência, Nelson Tavares, secretário de saúde do Estado do Mato Grosso do Sul, e Filomena Fluminhan, Promotora de Justiça da capital, discutirão as chamadas “caravanas da Catarata”. A mesa será coordenada pela presidente do CRM-MS, Rosana Leite, e contará ainda com a participação do secretário-geral do CFM, Henrique Batista e Silva.

O foco das discussões do último dia será o “suicídio de médicos”. Além da conferência principal sobre o tema, com exposição da psiquiatra Alexandrina Meleiro, também falarão sobre o assunto o médico José Raimundo da Silva Lippi (Como prevenir?); o conselheiro federal pelo Piauí, Leonardo Sérvio Luz (Como abordar e tratar?); e o membro da Câmara Técnica de Psiquiatria do CFM, Juberty Antônio de Souza (Como reabilitar e reintegrar?). Os debates serão conduzidos pelo 3º vice-presidente do CFM, Emmanuel Fortes Cavalcante, e o conselheiro federal por Goiás (GO), Salomão Rodrigues Filho.

Outra atividade prevista na programação do evento é o lançamento do livro “Uma introdução à medicina: o que a medicina e o que medicina não é” (volume 2), de autoria de Luiz Salvador de Miranda Sá Júnior, psiquiatra autor de diversas obras, ex-presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e ex-conselheiro federal pelo Mato Grosso do Sul.

Institucional Câmaras Técnicas Comissões de Ética Conheça o CREMERS Contas Públicas Delegacias Diretoria Palavra do Presidente Vídeo Institucional História Cremers

Serviços Área do Médico Busca Empresas Busca Médicos Ativos CBHPM Concurso Emissão de Boleto Empregos Eventos Inscrição de Empresas Licitações Pareceres e Resoluções Perguntas Freqüentes Pessoa Jurídica Propaganda Médica Registro de Especialidade Médica

 

 

Imprensa Artigos Assessoria Informativo Cremers Notícias Twitter

Publicações Apresentações para Download Biblioteca Código PEP Regimento Interno dos Corpos Clínicos

 

Contato Fale com o CREMERS Fale com o Presidente Ouvidoria

 

 

 

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul - Copyright 2019 ©
Av. Princesa Isabel, 921 - Bairro Santana
Porto Alegre - RS - CEP: 90620-001
Telefone: (51) 3300-5400 e 3219-7544
Fax: (51) 3217-1968
E-mail: cremers@cremers.org.br
Horário de Atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira
Das 08h40min às 18h00min