Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Porto Alegre, 23 de Maio de 2019. Aumenta a Fonte [ A + ]   [ A - ]  
 
06/10/2016

VII Fórum Nacional de Ensino Médico

População quer avaliação de alunos de Medicina durante a graduação, diz pesquisa


O presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Carlos Vital Tavares Corrêa Lima, ressaltou, durante a abertura do VII Fórum Nacional de Ensino Médico, a pesquisa do Instituto de Pesquisas Datafolha que aponta: a grande maioria da população brasileira (86%) defende avaliações regulares ao longo do curso para melhorar o ensino da Medicina.

Ainda de acordo com a pesquisa, para 91% dos entrevistados, os alunos com desempenho ruim nas provas de sexto ano, já previstas em iniciativas como a Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem) que o Governo pretende colocar em prática esse ano, não devem receber diploma. Leia mais sobre a pesquisa aqui.

Assistiram a apresentação, os participantes da mesa de abertura – Lúcio Flávio Gonzaga Silva (CFM), Sigisfredo Luís Brenelli (Abem), José Luiz Dantas Mestrinho (AMB), Francisco de Assis Figueiredo (Secretaria de Atenção à Saúde SAS/MS) e o ministro da Saúde, Ricardo Barros –, além de jornalistas e um público que encheu o auditório do CFM.

Outro tema debatido durante o VII Fórum Nacional de Ensino Médico foi o Estado da Arte da Avaliação do Estudante de Medicina. Sobre esse tema, o palestrante John Norcini, da Foundation for Advancement of International Medical Education and Research (FAIMER), destacou a experiência dos Estados Unidos nessa área nos últimos dez anos.

Em sua apresentação, Norcini elencou diversos aspectos e métodos que devem ser considerados e aplicados em busca de diferentes objetivos, como o conjunto de competências a serem desenvolvidas pelos alunos. “Em universidades como Harvard e Stanford, por exemplo, mais focadas em pesquisa, esses métodos seriam diferentes daqueles aplicados em universidades como a do Novo México, mais focada em serviços para a comunidade”, explica.

A Experiência do Teste de Progresso no Brasil foi apresentada pela professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Angélica Maria Bicudo. Ela ressaltou experiências nacionais como o Núcleo Interinstitucional de Estudos e Práticas de Avaliação em Educação Médica e a experiência da Unicamp na trajetória brasileira de testes de progresso, que permite às escolas e aos seus estudantes saberem como se situam ante o desempenho do conjunto de instituições e acadêmicos. Também apresentaram as suas experiências os professores Valéria Góes Ferreira Pinheiro (UFC) e Flávio Lúcio Pontes Ibiapina (UNIFOR) e o acadêmico Matheus Bessa.

Na sessão de debates que encerrou a manhã de atividades, foram apresentados questionamentos sobre o ensino e a avaliação da Ética e Bioética, a proposta do governo conhecida como Anasem, a mensuração do preparo real do aluno para ingresso no marcado de trabalho e o que fazer com aqueles que não obtiverem notas mínimas, relacionamento médico-paciente, avaliação de habilidades clínicas e aproximação dos conselhos dos processos formativos.

Tais questões continuarão sendo tema de reflexão e encaminhamentos no prosseguimento do evento, que acontece nesta quinta e sexta-feira (6 e 7 de outubro) na sede da autarquia, em Brasília (DF). Acontecem ainda hoje discussões sobre a Anasem, com a presidente do Inep, Maria Inês Fini e na sexta-feira (7), e apresentações sobre o Estado da arte da avaliação da Escola de Medicina, com John Norcini (FAIMER), e Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme), entre outros tópicos.

Acompanhe a programação e assista ao vivo o evento aqui.

Institucional Câmaras Técnicas Comissões de Ética Conheça o CREMERS Contas Públicas Delegacias Diretoria Palavra do Presidente Vídeo Institucional História Cremers

Serviços Área do Médico Busca Empresas Busca Médicos Ativos CBHPM Concurso Emissão de Boleto Empregos Eventos Inscrição de Empresas Licitações Pareceres e Resoluções Perguntas Freqüentes Pessoa Jurídica Propaganda Médica Registro de Especialidade Médica

 

 

Imprensa Artigos Assessoria Informativo Cremers Notícias Twitter

Publicações Apresentações para Download Biblioteca Código PEP Regimento Interno dos Corpos Clínicos

 

Contato Fale com o CREMERS Fale com o Presidente Ouvidoria

 

 

 

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul - Copyright 2019 ©
Av. Princesa Isabel, 921 - Bairro Santana
Porto Alegre - RS - CEP: 90620-001
Telefone: (51) 3219-7544
Fax: (51) 3217-1968
E-mail: cremers@cremers.org.br
Horário de Atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira
Das 08h40min às 18h00min