Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Porto Alegre, 18 de Setembro de 2019. Aumenta a Fonte [ A + ]   [ A - ]  
 
17/10/2016

DIA DO MÉDICO

Artigo publicado em Zero Hora, dia 18, faz uma reflexão sobre o médico e seu papel na sociedade


O médico

Quando somos atendidos por um médico, sabemos QUEM ele é (hoje em dia, com o atendimento de massa, muitas vezes não sabemos nem o nome). Mas O QUE ele é? Ou seja, na pessoa daquele médico projetamos alguns papéis, frequentemente irreais. Vulneráveis, enfraquecidos pelos nossos sintomas, sofridos pelas nossas dores, ameaçados pelos nossos temores, quando nos sentimos doentes, atribuímos a ele o poder de resolver tudo isto. É o nosso desejo e de nossos familiares.

É natural que seja assim. Gostaríamos que a cura acontecesse por mágica, milagre ou qualquer coisa que atendesse nossa vontade. O médico, com seu saber, deve assumir a incumbência para a qual foi formado, com diligência, perícia e prudência. Deve ter competência técnica. Mas não é mágico nem deus para fazer milagres. Compreendendo e aceitando seus poderes e limites, poderá agir melhor para ajudar aqueles que atende, por mais que a realidade contrarie essas expectativas irreais.
Este é o campo da relação médico-paciente por excelência, tão importante quanto o da competência tecnológica. Saber lidar com o paciente em seu momento de esperança-desesperança, biológica e psicologicamente, em seu contexto social, este é o médico em seu máximo potencial humano. Não há exagero algum em afirmar que esta é uma atividade da maior relevância social. Uma sociedade que preza a si mesma deve se empenhar fortemente para que a formação completa dos médicos seja sempre primorosa, ética e tecnicamente; e para que aqueles assim formados, possam exercer suas atividades com dignidade e devidamente valorizados.

Em nosso país, os médicos muitas vezes trabalham em precárias condições, em lugares deficientes e com falta de acesso aos progressos da medicina. Fazem verdadeiros heroísmos. Mas a sociedade deve compreender que seria muito melhor atendida se precisasse menos de heróis e mais de seres humanos com boas condições de trabalho. É bom lembrar disso no momento em que se celebra o Dia do Médico.

Dr. Rogério Wolf de Aguiar
Presidente do CREMERS

Institucional Câmaras Técnicas Comissões de Ética Conheça o CREMERS Contas Públicas Delegacias Diretoria Palavra do Presidente Vídeo Institucional História Cremers

Serviços Área do Médico Busca Empresas Busca Médicos Ativos CBHPM Concurso Emissão de Boleto Empregos Eventos Inscrição de Empresas Licitações Pareceres e Resoluções Perguntas Freqüentes Pessoa Jurídica Propaganda Médica Registro de Especialidade Médica

 

 

Imprensa Artigos Assessoria Informativo Cremers Notícias Twitter

Publicações Apresentações para Download Biblioteca Código PEP Regimento Interno dos Corpos Clínicos

 

Contato Fale com o CREMERS Fale com o Presidente Ouvidoria

 

 

 

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul - Copyright 2019 ©
Av. Princesa Isabel, 921 - Bairro Santana
Porto Alegre - RS - CEP: 90620-001
Telefone: (51) 3300-5400 e 3219-7544
Fax: (51) 3217-1968
E-mail: cremers@cremers.org.br
Horário de Atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira
Das 08h40min às 18h00min