Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Porto Alegre, 19 de Junho de 2019. Aumenta a Fonte [ A + ]   [ A - ]  
 
09/02/2017

Presidentes dos CRMs

Novos dirigentes participam de primeira reunião em Brasília


Os novos presidentes dos conselhos regionais de medicina (CRMs) eleitos em dezembro de 2016 e em janeiro deste ano participaram, nesta quarta-feira (8), da primeira reunião de 2017 entre a diretoria do Conselho Federal de Medicina (CFM) e os dirigentes regionais. O presidente do Cremers, Fernando Weber Matos, esteve presente.

No encontro, os novos representantes – dos Estados de Rondônia e Tocantins, no Norte; Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso do Sul, no Centro-Oeste; Rio de Janeiro, no Sudeste; e Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, no Sul –foram apresentados por seus antecessores e falaram sobre as expectativas em relação ao novo cargo.

O presidente do CFM, Carlos Vital, cumprimentou os recém-eleitos e ressaltou a vasta experiência institucional dos novos presidentes e a plena confiança depositada no trabalho do grupo.

Centro-Oeste – Para o novo presidente do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF), Jairo Zapata, será uma honra dar continuidade ao trabalho da pediatra Martha Helena Zappalá Borges. “Espero continuar recebendo o apoio do CFM para recuperarmos, juntos, a nossa medicina e dar dignidade aos pacientes, especialmente os mais carentes”, disse Zapata.

O cardiologista Celso Rafael Gonçalves Codorniz, eleito para a presidência do Conselho Regional de Medicina do Estado de Mato Grosso do Sul (CRM-MS), foi apresentado pela ex-presidente, cancerologista Rosana Leite de Melo. Ele destacou alguns temas que serão prioridade em sua gestão, como “problemas de revalidação de diploma e exercício ilegal da medicina [Mato Grosso do Sul faz fronteira com Bolívia e Paraguai], luta pela defesa ética, luta contra a abertura indiscriminada de escolas médicas, união com outras entidades médicas e fiscalizações”, disse.

Leonardo Mariano Reis, oftalmologista eleito novo presidente do conselho de Goiás (Cremego) é jovem mas tem vasta experiência institucional, já tendo participado da diretoria do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e Sindicato dos Médicos no Estado de Goiás (Simego), entre outros cargos, além de ter sólida atuação acadêmica.

Norte – Em Rondônia, o intensivista Andrei Leonardo de Oliveira é o novo presidente do Conselho Regional (Cremero). Ele recebeu os cumprimentos do tesoureiro do CFM e seu conterrâneo, José Hiran da Silva Gallo. Oliveira, que exercia o cargo de vice-presidente do Cremero, ressaltou o aprendizado da atividade conselhal adquirido até o momento e agradeceu ao CFM pelo apoio e amizade.

Em Tocantins, assumiu a presidência do CRM-TO a pneumologista Jussara Martins, sucedendo o cirurgião-geral Jaci Silvério de Oliveira, responsável agora pela corregedoria. “Somos o conselho mais jovem, mas enfrentamos os mesmos antigos problemas verificados em todo o país. Por isso temos que nos tornar fortes para os enfrentarmos”, disse a nova presidente.

Sudeste – O novo presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj), Nelson Nahon, apresentou o principal desafio de sua gestão: “enfrentar a maior crise de saúde pública do Rio de Janeiro pela falência do Estado”, disse. O conselheiro federal Sidnei Ferreira, que representa o Estado no CFM, expressou inteira confiança no trabalho de Nahon, que sucederá Pablo Vazquez. “Tenho certeza que Nelson Nahon continuará exercendo a medicina e o seu cargo de conselheiro com extrema dignidade e competência”, disse Ferreira.

Sul – No Paraná, o pediatra Wilmar Mendonça Guimarães foi eleito o novo presidente do CRM-PR. Ele foi apresentado aos diretores do CFM pelo seu antecessor, o também pediatra Luiz Ernesto Pujol, agora secretário-geral do CRM. “A maior capacidade de Guimarães é que ele é poeta e como todo o poeta é sujeito de sensibilidade extraordinária”, elogiou o colega.

Em Santa Catarina, a renovação veio na forma da experiência do pediatra Nelson Grisard, que assumiu presidência do CRM-SC. Ao apresentar o colega, a vice-presidente Rachel Duarte Moritz ressaltou a longa trajetória institucional de Grisard como presidente, secretário, membro de comissões, editor, conselheiro e parecerista do CRM-SC, além de ser muito atuante na academia.

Apresentou-se também o novo presidente do conselho do Rio Grande do Sul (Cremers), o cirurgião Fernando Weber Matos. Ele sucedeu o psiquiatra Rogério Wolf de Aguiar, que passou a ocupar o cargo de primeiro secretário do Cremers. Matos tem vínculo antigo com o conselho do Rio Grande do Sul, tendo desde 1993 exercido cargos de conselheiro e diretor (incluindo a vice-presidência e a presidência).

Para o 1º secretário do CFM, Hermann Alexandre Vivacqua von Tiesenhausen, os resultados das eleições nos Estados expressaram o sentimento de união da categoria e das entidades médicas, como no CRM-MG, onde o presidente Fábio Augusto de Castro Guerra, foi reconduzido ao cargo. “Uma disposição colaborativa é essencial para superarmos os nossos desafios. No caso de Minas Gerais, Guerra teve o papel fundamental de aproximar diversos segmentos (entidades médicas e de ensino médico) e os congregar no CRM, reorganizando beneficamente a nossa estrutura”, apontou.

O novo grupo estará à frente dos CRMs por 20 meses e participará de reuniões periódicas com o CFM para alinhamento de estratégias e aprendizado mútuo. A próxima está marcada para o dia 14 de março.

Fonte: CFM

Institucional Câmaras Técnicas Comissões de Ética Conheça o CREMERS Contas Públicas Delegacias Diretoria Palavra do Presidente Vídeo Institucional História Cremers

Serviços Área do Médico Busca Empresas Busca Médicos Ativos CBHPM Concurso Emissão de Boleto Empregos Eventos Inscrição de Empresas Licitações Pareceres e Resoluções Perguntas Freqüentes Pessoa Jurídica Propaganda Médica Registro de Especialidade Médica

 

 

Imprensa Artigos Assessoria Informativo Cremers Notícias Twitter

Publicações Apresentações para Download Biblioteca Código PEP Regimento Interno dos Corpos Clínicos

 

Contato Fale com o CREMERS Fale com o Presidente Ouvidoria

 

 

 

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul - Copyright 2019 ©
Av. Princesa Isabel, 921 - Bairro Santana
Porto Alegre - RS - CEP: 90620-001
Telefone: (51) 3219-7544
Fax: (51) 3217-1968
E-mail: cremers@cremers.org.br
Horário de Atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira
Das 08h40min às 18h00min