Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Porto Alegre, 21 de Agosto de 2019. Aumenta a Fonte [ A + ]   [ A - ]  
 
16/03/2017

Ética médica

I ENCM debate ética médica, o fim da vida e o impacto das tecnologias na prática da medicina


O I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina (ENCM) do ano de 2017, que teve início nesta quarta-feira (15), em Brasília, e encerra-se nesta sexta-feira, tratou de temas como ética médica, o fim da vida e o impacto das tecnologias na prática médica. O ENCM reúne representantes dos 27 Conselhos Regionais de Medicina (CRM).

As atividades começaram com a realização da I Conferência Nacional de Ética Médica (Conem). O presidente do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF), Jairo Martinez Zapata, ressaltou, durante a abertura, da importância de se discutir a ética médica e denunciou a precariedade da saúde pública, que está sofrendo com a escassez de recursos.
O presidente do CFM, Carlos Vital, explanou sobre os trabalhos da Comissão Nacional de Revisão do Código de Ética Médica. Desde o ano passado, foram realizadas 13 reuniões e três encontros regionais para ouvir sugestões e debater as 1.189 propostas já apresentadas.
Além da Conferência realizada nesta quarta-feira, está prevista outra em novembro. Em 2018 será realizada a conferência que vai aprovar o texto final do CEM. “Tanto na revisão do Código realizada em 2009, como desta fez, mantivemo-nos fiéis às diretrizes norteadoras estabelecidas em 1988, baseadas na dignidade humana e na medicina como a arte do cuidar”, ressaltou o presidente do CFM.

A arte do cuidar

A Conferência começou com uma palestra do padre Aníbal Gil Lopes, professor aposentado da faculdade de medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro e que atualmente faz parte do corpo docente da Unicastelo. Aníbal Lopes ressaltou que a medicina é a arte do cuidar e, como tal, vai além de técnica.
O conferencista alertou que nenhum código irá abarcar todas as situações, mas que o texto reforce a necessidade do diálogo entre o médico e o paciente. “Temos de estabelecer pontes, usarmos a tolerância na medida correta”, disse ele.
- É preciso saber ouvir o paciente, pois princípios que são caros para nós podem não ser para outras culturas -, defendeu. Para Aníbal Lopes, a busca da humanidade é pela felicidade e o médico deve ter uma conduta que proporcione este estado de espírito. O conferencista também reforçou a necessidade de respeito às diferenças culturais.

Tecnologia e formação médica
Seguindo a programação do encontro, o docente do Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa, Carlos Costa Gomes, falou sobre o pós-humanismo. Segundo o palestrante, o homem hoje está cada vez mais conectado e informatizado, o que se faz necessário um olhar mais atento para a formação médica:
- A tecnologia já está impregnada na sociedade. O médico vive hoje numa selva informatizada, mas este deve ter sempre um papel humanista e humanizado.
A ética no mundo contemporâneo também foi abordada pelo palestrante. Para ele, a vida passa por uma constante avaliação. “Há um mural de incertezas onde tudo é relativo. A ética agora, contrariamente, é baseada nas decisões individuais. O homem desde sua origem conseguiu se adaptar e distinguir o que era bom do mal. O futuro nos reserva o homem informatizado, mas vejo esse homem do futuro com esperança”, concluiu Gomes.

Programação

O I ENCM 2017 seguiu com as seguintes palestras “Avanços nas Discussões sobre O Fim de Vida” e “O Impacto das Tecnologias de Comunicação na Prática Médica”. Nesta quinta, a primeira atividade do I ENCM 2017 foi a “Apresentação das contas do CFM 2016”. Em seguida, foi debatido o tema “Fator de Qualidade para o Setor de Saúde Suplementar”. Por fim, foi apresentado o Relatório da Comissão de Assuntos Políticos do CFM (CAP).

Institucional Câmaras Técnicas Comissões de Ética Conheça o CREMERS Contas Públicas Delegacias Diretoria Palavra do Presidente Vídeo Institucional História Cremers

Serviços Área do Médico Busca Empresas Busca Médicos Ativos CBHPM Concurso Emissão de Boleto Empregos Eventos Inscrição de Empresas Licitações Pareceres e Resoluções Perguntas Freqüentes Pessoa Jurídica Propaganda Médica Registro de Especialidade Médica

 

 

Imprensa Artigos Assessoria Informativo Cremers Notícias Twitter

Publicações Apresentações para Download Biblioteca Código PEP Regimento Interno dos Corpos Clínicos

 

Contato Fale com o CREMERS Fale com o Presidente Ouvidoria

 

 

 

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul - Copyright 2019 ©
Av. Princesa Isabel, 921 - Bairro Santana
Porto Alegre - RS - CEP: 90620-001
Telefone: (51) 3300-5400 e 3219-7544
Fax: (51) 3217-1968
E-mail: cremers@cremers.org.br
Horário de Atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira
Das 08h40min às 18h00min