Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Porto Alegre, 27 de Junho de 2019. Aumenta a Fonte [ A + ]   [ A - ]  
 
27/03/2017

Pediatria

SBP aponta fechamento de 10,1 mil leitos pediátricos na rede pública desde 2010


Um levantamento inédito feito pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo, aponta que o SUS fechou quase 10,1 mil leitos de internação em pediatria clínica entre 2010 e 2016. No período, as vagas diminuíram de 48,2 mil (entre leitos próprios e conveniados) para 38,1 mil.

Apenas em UTIs neonatais, para recém-nascidos em estado grave, seriam necessárias mais 3,2 mil vagas, segundo parâmetros da Sociedade de Pediatria. A entidade preconiza ao menos 4 leitos do tipo por mil nascidos vivos. No País, a taxa atual é de 2,9.

Além do desgaste das equipes médicas, a situação obriga pais e familiares a recorrerem à justiça e até à imprensa na tentativa de conseguir um leito – muitas vezes, sem sucesso. A falta de leitos também resulta em superlotação das UTIs neonatais e alas pediátricas, ocasionando surtos de infecções hospitalares e a morte de bebês e crianças.

A SBP aponta a falta de investimentos do Ministério da Saúde como principal causa do fechamento de leitos. No Rio Grande do Sul, a redução foi de 521 leitos (17,9%) no período.

Contraponto

O Ministério da Saúde diz ter elevado em 12% o investimento na área entre 2010 e 2016, e afirma que a redução de leitos está relacionada à mudança no perfil epidemiológico e à tendência mundial de desospitalização. Segundo a pasta, “tratamentos que antes exigiam internação passaram a ser feitos no âmbito ambulatorial e domiciliar”.

O ministério diz ter seguido essa lógica ao investir na expansão de leitos pediátricos voltados aos casos de maior complexidade. Segundo o órgão, se considerar só esse tipo de vaga, a expansão é de 15% no período.


Clique aqui para ler a matéria completa no site do Estadão

Institucional Câmaras Técnicas Comissões de Ética Conheça o CREMERS Contas Públicas Delegacias Diretoria Palavra do Presidente Vídeo Institucional História Cremers

Serviços Área do Médico Busca Empresas Busca Médicos Ativos CBHPM Concurso Emissão de Boleto Empregos Eventos Inscrição de Empresas Licitações Pareceres e Resoluções Perguntas Freqüentes Pessoa Jurídica Propaganda Médica Registro de Especialidade Médica

 

 

Imprensa Artigos Assessoria Informativo Cremers Notícias Twitter

Publicações Apresentações para Download Biblioteca Código PEP Regimento Interno dos Corpos Clínicos

 

Contato Fale com o CREMERS Fale com o Presidente Ouvidoria

 

 

 

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul - Copyright 2019 ©
Av. Princesa Isabel, 921 - Bairro Santana
Porto Alegre - RS - CEP: 90620-001
Telefone: (51) 3219-7544
Fax: (51) 3217-1968
E-mail: cremers@cremers.org.br
Horário de Atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira
Das 08h40min às 18h00min