Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Porto Alegre, 09 de Dezembro de 2019. Aumenta a Fonte [ A + ]   [ A - ]  
 
02/08/2019

CREMERS DEBATE

Cremers reúne médicos para falar sobre morte, cuidados paliativos e terminalidade


O Cremers promoveu, na quarta-feira (1º), a primeira edição do projeto Cremers Debate com o tema “Morte, cuidados paliativos e terminalidade”. O evento, organizado pelo conselheiro Fabiano Nagel, contou com palestras dos intensivistas Edison Moraes, Paulo Ricardo Cardoso e Rodrigo Kappel Castilho. De acordo com os médicos, o tema ainda causa medo entre as pessoas, mesmo fazendo parte do cotidiano, e por isso é pouco discutido.

O presidente do Cremers, Eduardo Trindade, abriu o evento ao lado de Nagel, que destacou a importância de discutir questões relacionadas à morte e aos cuidados paliativos. “Esses assuntos geram dúvidas e questionamentos todos os dias, seja no ambiente hospitalar, seja na clínica privada, seja na relação médico, família e paciente, seja na sociedade”, afirmou o conselheiro.

Dando início ao evento, Edison Moraes apresentou diversas percepções e questionamentos acerca da morte no mundo ocidental. Também falou sobre como as visões transcendentais e materialistas influenciaram o entendimento atual sobre a vida e a morte, que se encontra dividida em dois mundos. “Vamos avançar, como avançamos na ciência. Vamos avançar para que tenhamos mais cuidados paliativos e que esses cuidados beneficiem mais doentes nos hospitais. É fundamental que a gente reflita, talvez, como a gente não tenha refletido em muitas ocasiões”, salientou.

Paulo Ricardo Cardoso abordou a introdução da medicina moderna, a influência das redes sociais na atualidade e as questões de dignidade, autonomia e qualidade de vida do paciente. Para o médico, a morte não é um tabu; as pessoas evitam conversar sobre o término da vida porque temem lidar com o sofrimento. “A morte está presente em todo o momento da vida”, ressaltou.

O cuidado paliativo é uma abordagem que visa a melhorar a qualidade de vida do paciente e familiares. Com isso, para Rodrigo Kappel Castilho, é essencial ter empatia na abordagem médica. “Buscar entender através da empatia para agir diante do paciente e da família, oferecendo possibilidades de tratamentos”, apontou. Ele afirmou, ainda, que a ideia do cuidado paliativo associado à terminalidade é equivocada: “cuidado paliativo é salvar”, resumiu.

CREMERS DEBATE
O projeto Cremers Debate tem por objetivo abordar temas importantes que merecem atenção e devem ser discutidos pelos médicos e pela sociedade. O evento está disponível nos vídeos transmitidos pela página do Conselho no Facebook.

Institucional Câmaras Técnicas Comissões de Ética Conheça o CREMERS Contas Públicas Delegacias Diretoria Palavra do Presidente Vídeo Institucional História Cremers

Serviços Área do Médico Busca Empresas Busca Médicos Ativos CBHPM Concurso Emissão de Boleto Empregos Eventos Inscrição de Empresas Licitações Pareceres e Resoluções Perguntas Freqüentes Pessoa Jurídica Propaganda Médica Registro de Especialidade Médica

 

 

Imprensa Artigos Assessoria Informativo Cremers Notícias Twitter

Publicações Apresentações para Download Biblioteca Código PEP Regimento Interno dos Corpos Clínicos

 

Contato Fale com o CREMERS Fale com o Presidente Ouvidoria

 

 

 

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul - Copyright 2019 ©
Av. Princesa Isabel, 921 - Bairro Santana
Porto Alegre - RS - CEP: 90620-001
Telefone: (51) 3300-5400 e 3219-7544
Fax: (51) 3217-1968
E-mail: cremers@cremers.org.br
Horário de Atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira
Das 09h00min às 18h00min