Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Porto Alegre, 09 de Dezembro de 2019. Aumenta a Fonte [ A + ]   [ A - ]  
 
08/08/2019

Violência Obstétrica

Cremers é contra uso do termo por frente parlamentar da Assembleia Legislativa


O Cremers, como entidade defensora da medicina e da ética médica, não concorda com a nomenclatura adotada pela Frente Parlamentar em Defesa da Gestante e Contra a Violência Obstétrica, lançada na quarta-feira (7), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O uso do termo ‘violência obstétrica’ é inadequado, e deve ser abolido, conforme proposta do Ministério da Saúde publicada em maio passado.

A violência a que pacientes e médicos são submetidos é decorrente da crise institucionalizada na saúde brasileira, onde faltam investimentos e gerenciamento. O resultado são maternidades precárias, médicos e funcionários sem condições de trabalho, sem segurança, até mesmo sem salário – uma série de fatores que comprometem o atendimento às gestantes, seus filhos e suas famílias.

O obstetra não pode ser culpado pela crise nem acusado de prejudicar ou causar dano intencionalmente. O uso do termo ‘violência obstétrica’ não só faz uma personalização injusta contra a figura do médico, mas tem conotação inadequada, não agrega valor e prejudica a busca do cuidado humanizado no continuum gestação-parto-puerpério.

Assim, o Cremers recomenda a abolição desse termo, ratificando seu compromisso de lutar continuamente pela qualificação do atendimento e em defesa das pacientes, de seus bebês e dos médicos.

Institucional Câmaras Técnicas Comissões de Ética Conheça o CREMERS Contas Públicas Delegacias Diretoria Palavra do Presidente Vídeo Institucional História Cremers

Serviços Área do Médico Busca Empresas Busca Médicos Ativos CBHPM Concurso Emissão de Boleto Empregos Eventos Inscrição de Empresas Licitações Pareceres e Resoluções Perguntas Freqüentes Pessoa Jurídica Propaganda Médica Registro de Especialidade Médica

 

 

Imprensa Artigos Assessoria Informativo Cremers Notícias Twitter

Publicações Apresentações para Download Biblioteca Código PEP Regimento Interno dos Corpos Clínicos

 

Contato Fale com o CREMERS Fale com o Presidente Ouvidoria

 

 

 

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul - Copyright 2019 ©
Av. Princesa Isabel, 921 - Bairro Santana
Porto Alegre - RS - CEP: 90620-001
Telefone: (51) 3300-5400 e 3219-7544
Fax: (51) 3217-1968
E-mail: cremers@cremers.org.br
Horário de Atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira
Das 09h00min às 18h00min