Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Porto Alegre, 23 de Julho de 2019. Aumenta a Fonte [ A + ]   [ A - ]  
 
16/09/2010

Carreira no SUS

Ministro da Saúde quer projeto de plano de carreira concluído até dezembro


Ao participar da abertura dos trabalhos da Comissão Especial criada para elaborar uma proposta para a implantação de plano de carreira no SUS, o ministro José Gomes Temporão disse que espera ver o projeto concluído até dezembro. O ministro da Saúde disse que pretende entregar o documento no primeiro dia do mandato do novo presidente da República. “Contribuiremos para o aperfeiçoamento da saúde na próxima gestão”, explicou.

A reunião foi realizada nesta quarta-feira (15), em Brasília. Anteriormente o grupo havia participado de um encontro preliminar com a participação dos representantes dos Conselhos Federais de Medicina (CFM), de Enfermagem (Cofen) e de Odontologia (CFO), além dos Conselhos Nacionais dos Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).

As entidades médicas esperam que essas diretrizes para criação da carreira do médico no SUS gerem resultados sólidos para trabalho médico e a assistência à saúde no país. “Esperamos que a proposta de carreira federal de médico do SUS seja efetivamente implementada e que as intenções se transformem em realidade”, disse o 2º vice-presidente do CFM, Aloísio Tibiriçá Miranda.

De acordo com levantamento do Ministério, dos 5.564 municípios brasileiros, 1.280 (23%) têm escassez de médicos na atenção primária. Destes, 783 estariam com situação precária (municípios que apresentam relação de 1 médico por 3.000 habitantes).

Para o secretário da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde, Francisco Eduardo de Campos, os profissionais não se sentem atraídos pelas ofertas de trabalho no interior ou periferias urbanas. As dificuldades não se limitam as questões financeiras, mas envolvem aspectos relacionados à violência e à tecnologia, assim como preocupação com a educação de filhos e acesso a bens e serviços.

Institucional Câmaras Técnicas Comissões de Ética Conheça o CREMERS Contas Públicas Delegacias Diretoria Palavra do Presidente Vídeo Institucional História Cremers

Serviços Área do Médico Busca Empresas Busca Médicos Ativos CBHPM Concurso Emissão de Boleto Empregos Eventos Inscrição de Empresas Licitações Pareceres e Resoluções Perguntas Freqüentes Pessoa Jurídica Propaganda Médica Registro de Especialidade Médica

 

 

Imprensa Artigos Assessoria Informativo Cremers Notícias Twitter

Publicações Apresentações para Download Biblioteca Código PEP Regimento Interno dos Corpos Clínicos

 

Contato Fale com o CREMERS Fale com o Presidente Ouvidoria

 

 

 

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul - Copyright 2019 ©
Av. Princesa Isabel, 921 - Bairro Santana
Porto Alegre - RS - CEP: 90620-001
Telefone: (51) 3300-5400 e 3219-7544
Fax: (51) 3217-1968
E-mail: cremers@cremers.org.br
Horário de Atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira
Das 08h40min às 18h00min