Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Porto Alegre, 24 de Junho de 2019. Aumenta a Fonte [ A + ]   [ A - ]  
 
28/01/2011

Osório

Cremers inaugura sede de delegacia seccional e oferece solução para impasse no Hospital São Vicente


A diretoria do Cremers esteve em Osório na manhã desta sexta-feira, 28, para conduzir uma assembléia com os médicos do Hospital São Vicente e inaugurar a sede da delegacia seccional na cidade. A assembléia foi convocada para resolver o impasse da falta de diretor clínico e comissão de ética na instituição.

O presidente Fernando Matos ponderou que a eleição deveria contar com representação significativa, em número, dos colegas. Entretanto, como não houve candidatos, Matos nomeou o delegado seccional Ângelo Mazon Netto como diretor clínico, e empossou os médicos que haviam concordado em compor a comissão de ética. “Em março haverá outra assembleia para conferirmos o andamento dos trabalhos e realizar a eleição de um diretor clínico que seja escolhido pelos médicos do hospital, e não conduzido pela mão do presidente”.

O diretor técnico do hospital, Luís Fernando Ilha de Souza, revelou que sente a falta da participação dos colegas nas questões profissionais. O delegado Ângelo Mazon Netto confirmou que há desagregação do corpo clínico. “Mal conhecemos alguns colegas que trabalham aqui. Espero que, a partir de agora, possamos reorganizar o corpo clínico”.

O vice-presidente Isaias Levy disse que a sede da delegacia seccional deve ajudar a promover essa união. “É a obrigação social do Conselho garantir apoio aos médicos para que conquistem condições de trabalho e atuação”.

Rogério Aguiar, primeiro secretário, lembrou que as ações do Cremers no interior vêm se moldando conforme os problemas de cada região. “Aqui teremos que observar na prática como conduzir os outros médicos com a liderança dos que aqui estão. Tudo começa com uma semente”.

O coordenador da Comissão de Fiscalização, Antônio Ayub, comentou: “A experiência me mostrou que os administradores dos hospitais só fazem o que fazem porque os médicos se omitem”, e lembrou que todos precisam se manter unidos em torno do bem comum

Cláudio Franzen, segundo secretário e histórico defensor dos corpos clínicos, ponderou que os médicos não se dão conta da importância da união. “A responsabilidade dos desmandos que vemos na saúde é jogada sobre os médicos, e só podemos mudar isso nos organizando. Não se vê campanhas do SUS para valorizar o médico, sempre o contrário. Além disso, a organização é fundamental para perceber e entender os recursos do hospital e atender adequadamente conforme sua capacidade ou reivindicar o que falta”.

A seguir, a comitiva foi à sede da delegacia seccional de Osório para inaugurá-la. Levy relembrou que as delegacias são a presença do Cremers nas cidades do interior, e a nova sede vai ajudar a reunir os médicos da região.

Mazon afirmou que o espaço vai facilitar reconstrução do corpo clínico do hospital e promover sua união. “A existência da sede própria era uma demanda antiga, que finalmente vemos realizada”.

Matos disse que Osório é um ponto estratégico no litoral. “A cidade foi contemplada com esta delegacia por isso, com o intuito de melhorar o contato entre médicos, população e gestores e o Cremers”.

A delegacia seccional do Cremers em Osório fica na Av. Jorge Dariva, 1153/45.

Estiveram presentes também o coordenador da Ouvidoria, Ércio Amaro de Oliveira Filho, o tesoureiro Ismael Maguilnik, o corregedor Régis Porto, o subcorregedor Joaquim Xavier e o coordenador de Patrimônio, Iseu Milman.
A secretária substituta Nara Raquel Machado Marques representou a Secretaria Municipal de Saúde na cerimônia de inauguração.

Institucional Câmaras Técnicas Comissões de Ética Conheça o CREMERS Contas Públicas Delegacias Diretoria Palavra do Presidente Vídeo Institucional História Cremers

Serviços Área do Médico Busca Empresas Busca Médicos Ativos CBHPM Concurso Emissão de Boleto Empregos Eventos Inscrição de Empresas Licitações Pareceres e Resoluções Perguntas Freqüentes Pessoa Jurídica Propaganda Médica Registro de Especialidade Médica

 

 

Imprensa Artigos Assessoria Informativo Cremers Notícias Twitter

Publicações Apresentações para Download Biblioteca Código PEP Regimento Interno dos Corpos Clínicos

 

Contato Fale com o CREMERS Fale com o Presidente Ouvidoria

 

 

 

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul - Copyright 2019 ©
Av. Princesa Isabel, 921 - Bairro Santana
Porto Alegre - RS - CEP: 90620-001
Telefone: (51) 3219-7544
Fax: (51) 3217-1968
E-mail: cremers@cremers.org.br
Horário de Atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira
Das 08h40min às 18h00min