Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Porto Alegre, 18 de Junho de 2019. Aumenta a Fonte [ A + ]   [ A - ]  
 
30/03/2011

Paralisação de 7 de abril

Entidades manifestam apoio ao movimento nacional dos médicos


A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - PROTESTE está orientando os consumidores que posam ter consultas marcadas para o dia 7 de abril, a fazer contato com o médico, para checar se o profissional vai aderir a mobilização nacional de protesto contra os planos de saúde.

Para a Associação é legítima a manifestação dos profissionais que reclamam dos honorários pagos por consultas e outros procedimentos, mas precisam ser garantidos os atendimentos de urgência. A queda de braço entre operadoras de planos de saúde e médicos não pode prejudicar os atendimentos de urgência e emergência aos cerca de 45 milhões de usuários do sistema suplementar.

Os médicos justificam que a mobilização não visa exclusivamente questões econômicas, mas também a melhoria na prestação de serviços aos pacientes. O protesto será também pela forma desrespeitosa com que os médicos e pacientes são tratados pelas empresas que atuam no setor.

Conforme a PROTESTE detectou em pesquisa, os usuários de Planos de Saúde chegam a esperar até três meses para a marcação de uma consulta em algumas especialidades e sofrem com a interferência e restrições. A interferência dos planos de saúde ficou consubstanciado na recente pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha junto a Classe Médica, que revela que 92% destes profissionais reclamam que as Operadoras de Saúde interferem nas condutas de diagnósticos e de tratamentos dos seus pacientes, ao recusar procedimentos que só ao médico assistente caberia decidir se são ou não necessários.

Para a PROTESTE o desgaste dos usuários de planos de saúde que, em muitos casos, amargam meses na fila para conseguir atendimento, só acabará se a ANS tiver como controlar o cumprimento das regras a serem fixadas quanto a prazos máximos para atendimento aos usuários, como a realização de consultas, exames e internações.

Outra entidade a formalizar o apoio à suspensão do atendimento eletivo aos planos de saúde é a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de São Paulo (OAB/SP), que está divulgando à classe médica e à população uma carta de apoio ao movimento do dia 7 de abril. No texto abaixo, a instituição diz considerar válido o alerta e cobra providências dos órgãos responsáveis.

"À População/Médicos
A Greve Branca de 07/04/2011

Em reunião realizada no dia 17/03/2011, a Comissão de Estudos sobre Planos de Saúde e Assistência Médica tomou conhecimento da greve que irá ocorrer no dia 07/04/2011, quando os médicos irão paralisar por 24hs o atendimento aos pacientes que dependem de planos de saúde (exceto atendimentos emergenciais), protestando por melhores pagamentos em relação aos planos de saúde.

Vimos com muita preocupação a situação assistencial da saúde no Brasil.

Acreditamos que o movimento da classe médica é válido, pois os prestadores de serviço buscam melhorias junto às empresas de Assistência Médica.

A população deve absorver este primeiro momento apenas como um alerta e aguardando por resultados positivos, para que isto reflita futuramente no social e na economia individual.

A conseqüência deste movimento é que os órgãos responsáveis juntamente com o Poder Público repensem sobre o modelo atual dos programas de assistência a saúde, para que possamos obter um respeito maior a cidadania. - Paulo Oliver, Presidente da Comissão de Estudos sobre Planos de Saúde e Assistência Médica"

Institucional Câmaras Técnicas Comissões de Ética Conheça o CREMERS Contas Públicas Delegacias Diretoria Palavra do Presidente Vídeo Institucional História Cremers

Serviços Área do Médico Busca Empresas Busca Médicos Ativos CBHPM Concurso Emissão de Boleto Empregos Eventos Inscrição de Empresas Licitações Pareceres e Resoluções Perguntas Freqüentes Pessoa Jurídica Propaganda Médica Registro de Especialidade Médica

 

 

Imprensa Artigos Assessoria Informativo Cremers Notícias Twitter

Publicações Apresentações para Download Biblioteca Código PEP Regimento Interno dos Corpos Clínicos

 

Contato Fale com o CREMERS Fale com o Presidente Ouvidoria

 

 

 

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul - Copyright 2019 ©
Av. Princesa Isabel, 921 - Bairro Santana
Porto Alegre - RS - CEP: 90620-001
Telefone: (51) 3219-7544
Fax: (51) 3217-1968
E-mail: cremers@cremers.org.br
Horário de Atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira
Das 08h40min às 18h00min