Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Porto Alegre, 18 de Setembro de 2019. Aumenta a Fonte [ A + ]   [ A - ]  
 
30/06/2011

Hemolenta

Cremers entra com ação judicial para que o IPE autorize o procedimento


O Cremers entrou com ação na Justiça Federal para que o Instituto de Previdência do Estado (Ipergs) inclua a hemodiálise contínua (Hemolenta) em sua tabela de procedimentos.
O tratamento é fundamental para preservação da vida de pacientes renais e instabilidade hemodinâmica internados em Unidade de Tratamento Intensivo.
O Cremers e a Sociedade Gaúcha de Nefrologia mantiveram tratativas com a direção do IPE para que o procedimento fosse autorizado o mais rápido possível. Diante da resistência encontrada, o Cremers enviou ofícios (em fevereiro e março) ao diretor de Saúde do IPE, com cópias para o governador do Estado, secretário estadual da Saúde e Ministério Público Estadual, relatando a gravidade da situação e solicitando providências.
O presidente do Cremers, Fernando Weber Matos, explica que a entidade decidiu ingressar com a ação judicial só após esgotar todas as negociações com o IPE.
- A não utilização de hemodiálise contínua pode causar o óbito. Cabe ao IPE amparar o usuário do seu plano de saúde. Além disso, a não inclusão desse procedimento na tabela afeta o profissional médico, que tem obrigação ética de utilizar a melhor técnica e os recursos existentes em benefício do paciente.

Institucional Câmaras Técnicas Comissões de Ética Conheça o CREMERS Contas Públicas Delegacias Diretoria Palavra do Presidente Vídeo Institucional História Cremers

Serviços Área do Médico Busca Empresas Busca Médicos Ativos CBHPM Concurso Emissão de Boleto Empregos Eventos Inscrição de Empresas Licitações Pareceres e Resoluções Perguntas Freqüentes Pessoa Jurídica Propaganda Médica Registro de Especialidade Médica

 

 

Imprensa Artigos Assessoria Informativo Cremers Notícias Twitter

Publicações Apresentações para Download Biblioteca Código PEP Regimento Interno dos Corpos Clínicos

 

Contato Fale com o CREMERS Fale com o Presidente Ouvidoria

 

 

 

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul - Copyright 2019 ©
Av. Princesa Isabel, 921 - Bairro Santana
Porto Alegre - RS - CEP: 90620-001
Telefone: (51) 3300-5400 e 3219-7544
Fax: (51) 3217-1968
E-mail: cremers@cremers.org.br
Horário de Atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira
Das 08h40min às 18h00min