Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Porto Alegre, 19 de Janeiro de 2020. Aumenta a Fonte [ A + ]   [ A - ]  
 

Saúde na boca do povo

Não é fácil discutir saúde pública. É um tema que, para ser debatido de forma séria e responsável, exige conhecimento e aprofundamento. As pessoas não se interessam pelas grandes pautas da saúde, e, às vezes, desperdiçam tempo com novos tratamentos “milagrosos” e “da moda”.

Isto precisa mudar. O debate das políticas públicas na área da saúde precisa estar na boca do povo. A opinião pública precisa pautar o assunto e levar informação de qualidade à população.

A não ser em anos eleitorais, quando há solução para tudo, a saúde não ocupa as manchetes dos jornais nem é tema central das discussões. As decisões são tomadas com vieses ideológicos ou mercantilistas, sem a participação dos cidadãos nem dos médicos, que são aqueles que estão na linha de frente, atendendo aos pacientes.

Frequentemente, temos a possibilidade de discutir grandes temas com autoridades na área da saúde, mas o debate não chega à população. Precisamos que as decisões saiam das salas de reuniões e cheguem à comunidade, que deve participar do processo decisório e, principalmente, ter conhecimento do impacto das políticas públicas na vida das pessoas.

Assim foi com a panaceia do Mais Médicos e dos Hospitais 100% SUS, que não conseguem manter as portas abertas por falta de recursos. Ou com a aprovação da Medida Provisória 890, que instituiu o Médicos pelo Brasil, cujo texto original foi deturpado no Congresso Nacional.

Também aconteceu com a qualidade da formação médica e a abertura indiscriminada de vagas e de Faculdades de Medicina, temas debatidos à exaustão pelas entidades profissionais, mas que chegaram de forma tímida nas onipresentes redes sociais ou nos aplicativos de mensagens.

Temos que repensar o debate da saúde pública no Brasil. Sobram meios, falta interesse.

Discutir saúde pública não é fácil, mas não a ponto de excluir a parte mais interessada em sua repercussão: a população. Com um pouco de esforço e aprofundamento, a sociedade pode e deve abraçar sua parte nesse debate que, afinal, pertence a todos.


Dr. Eduardo Neubarth Trindade
Presidente do Cremers
Clique aqui para enviar sua mensagem, sugestão ou crítica diretamente para o Presidente

Institucional Câmaras Técnicas Comissões de Ética Conheça o CREMERS Contas Públicas Delegacias Diretoria Palavra do Presidente Vídeo Institucional História Cremers

Serviços Área do Médico Busca Empresas Busca Médicos Ativos CBHPM Concurso Emissão de Boleto Empregos Eventos Inscrição de Empresas Licitações Pareceres e Resoluções Perguntas Freqüentes Pessoa Jurídica Propaganda Médica Registro de Especialidade Médica

 

 

Imprensa Artigos Assessoria Informativo Cremers Notícias Twitter

Publicações Apresentações para Download Biblioteca Código PEP Regimento Interno dos Corpos Clínicos

 

Contato Fale com o CREMERS Fale com o Presidente Ouvidoria

 

 

 

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul - Copyright 2020 ©
Av. Princesa Isabel, 921 - Bairro Santana
Porto Alegre - RS - CEP: 90620-001
Telefone: (51) 3300-5400 e 3219-7544
Fax: (51) 3217-1968
E-mail: cremers@cremers.org.br
Horário de Atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira
Das 09h00min às 18h00min