Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Porto Alegre, 19 de Setembro de 2017. Aumenta a Fonte [ A + ]   [ A - ]  
 

 Cada vez mais o Cremers pauta sua atuação por melhorias na saúde, sinalizando aos gestores que muitas coisas podem ser feitas mesmo que os recursos não sejam suficientes para uma assistência com maior qualidade.

 

 Desde os primeiros dias até os últimos minutos de nossa vida realizamos escolhas que trazem consigo a possibilidade de erro com consequências imediatas e em longo prazo. Inicialmente, decidimos levados por instintos e, posteriormente, utilizamos uma lógica racional e emocional. 

 

As manchetes dos jornais do Estado escancaram diariamente as mazelas da saúde. Cada um dos 497 municípios gaúchos tem um drama a relatar, conforme verifico diariamente ao abrir o conteúdo de notícias colocado sobre minha mesa por nossa assessoria de imprensa.
 

 Cada vez mais os fatos insistem em desmentir uma frase pirotécnica de um ex-presidente que há dez anos, num de seus arroubos, afirmou que a saúde pública brasileira se aproximava da excelência. Ninguém minimamente informado e isento o levou a sério, claro. 

 

 A Lei nº 3.268/1957 instituiu os Conselhos de Medicina com natureza jurídica autárquica, sui generis ou especial, com atribuição de zelar e de trabalhar, por todos os meios ao seu alcance, pelo perfeito desempenho ético da medicina e pelo prestígio e bom conceito da profissão e daqueles que a exercem no País.

 

Nove em cada dez brasileiros consideram os serviços de saúde oferecidos à população péssimos, ruins ou regulares. Este é um dos dados revelados pela pesquisa Datafolha, encomendada pelo CFM, apontando ainda que a saúde, segundo os entrevistados, deveria ser a prioridade, superando de longe educação e segurança.

Realizado em agosto, o levantamento sinaliza claramente que o programa Mais Médicos nada acrescentou para melhorar a avaliação da população. Fica comprovado que &ld...

As imagens do corpo do menino sírio Aylan Kurdi, 3 anos de idade, encontrado na praia de Bodrum, Turquia, em 3 de setembro, correram mundo e provocaram grande comoção. O fato ocorreu no contexto da grande massa de refugiados que tenta atravessar o Mediterrâneo, do Oriente Médio e da África para a Europa. 

 

 O Supremo Tribunal Federal se prepara para julgar a inconstitucionalidade ou não do artigo 28 da Lei sobre drogas (11.343). Esse artigo trata da criminalização do uso e tráfico de substâncias ilícitas causadoras de transtornos mentais e dependência química. Embora o simples uso seja considerado crime, para constranger e inibir o consumo, ele não é punido com prisão, e sim com penas alternativas.

 

 Os médicos brasileiros passaram o Natal de 2013 ainda sob os efeitos do programa Mais Médicos e da Lei do Ato Médico, sancionada pela presidente da República após vetar a principal reivindicação da categoria: o artigo estabelecendo que “é privativo do médico o diagnóstico e o tratamento de doenças”.

 

 Esta passagem de ano foi marcada por três acontecimentos que ocuparam as atenções da imprensa e nos transmitiram sentimentos de decepção, insegurança e equivocada generalização.

 


 Primeira Página   [1]   [2]   [3]   [4]   Última Página

Institucional Câmaras Técnicas Comissões de Ética Conheça o CREMERS Contas Públicas Delegacias Diretoria Palavra do Presidente Vídeo Institucional História Cremers

Serviços Área do Médico Busca Empresas Busca Médicos Ativos CBHPM Concurso Emissão de Boleto Empregos Eventos Inscrição de Empresas Inscrição Médicos Licitações Pareceres e Resoluções Perguntas Freqüentes Pessoa Jurídica Propaganda Médica Registro de Especialidade Médica

 

 

Imprensa Artigos Assessoria Informativo Cremers Notícias Twitter

Publicações Apresentações para Download Biblioteca Código de Ética Médica Código PEP Regimento Interno dos Corpos Clínicos

 

Contato Fale com o CREMERS Fale com o Presidente Ouvidoria

 

 

 

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul - Copyright 2017 ©
Av. Princesa Isabel, 921 - Bairro Santana
Porto Alegre - RS - CEP: 90620-001
Telefone: (51) 3219-7544
Fax: (51) 3217-1968
E-mail: cremers@cremers.org.br
Horário de Atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira
Das 08h40min às 18h00min